Neurologista do HCor incentiva a prática de exercícios físicos para beneficiar o cérebro

    0
    456

    Os principais objetivos de todas as pessoas que começam a praticar exercícios físicos é a melhora da saúde em geral, perda de peso ou ganho de massa muscular. No entanto, existem outros benefícios que podemos obter a partir do esporte e, muitas vezes, passam despercebidos, tais como os efeitos sobre a saúde mental. As vantagens começam com a elevação dos níveis de oxigenação e do fluxo sanguíneo no corpo como um todo, além da melhora do funcionamento da memória e da concentração, bem como a prevenção do AVC (Acidente Vascular Cerebral).

    A atividade física aumenta, ainda, a produção e a liberação de neurotransmissores. Esses hormônios, fabricados pelos neurônios, atuam nas sinapses – comunicação entre essas células.Esses compostos participam da regulação de funções como memória, aprendizagem, emoções, sede, sono, fome, bem-estar, ansiedade e humor. O resultado é um reequilíbrio das quantidades dessas substâncias no cérebro, compensando déficits ou excessos, o que melhora o desempenho do cérebro.

    Segundo o neurologista do HCor (Hospital do Coração), Dr. Mauro Atra, a prática regular de exercícios ajuda a pensar com mais clareza, melhora a memória e proporciona um grande ganho na aprendizagem. Novos estudos sugerem que as mudanças podem ser ainda maiores, alterando a própria estrutura do órgão ao incentivar o nascimento e o desenvolvimento de neurônios. “O exercício não só é eficiente no combate à depressão, como potencializa os efeitos dos medicamentos. Ambos contribuem para a formação de novos neurônios em áreas no cérebro importantes para a memória e a capacidade de aprender, e podem ser usados de maneira combinada”, explica Dr. Atra.

    Os benefícios da atividade física para o cérebro: ter um corpo em forma é necessário para o bem-estar geral da saúde. “Além disso, segundo recentes estudos na área da neurociência, a atividade física regular estimula o funcionamento da neuroplasticidade cerebral, e cria novas conexões neurais, que ajuda a manter o cérebro mais jovem. Por isso o esporte é capaz de trazer muitos outros benefícios para o cérebro”, aborda Dr. Atra.

    Entre os benefícios estão:

    Reduz os sintomas de depressão e ansiedade;

    Melhora a função cognitiva e sensorial do cérebro;

    Reduz a degeneração celular;

    Melhora o desempenho escolar;

    Aumenta a inteligência;

    Melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro;

    Evita o comprometimento cognitivo;

    Reduz o estresse e a ansiedade;

    Melhora o humor;

    Aumenta a motivação.

    rita@targetsp.com.br