Os desafios e comportamentos da pré-adolescência

    0
    537

    A escritora e jornalista Ana Cardoso lança o livro “A Mamãe é Punk” (ed. Belas Letras, 112 pág., R$ 31,40), participa de um bate-papo com o público e assina a obra. O evento acontece amanhã (dia 10), às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Estação [av. Sete de Setembro, 2775, Centro, Curitiba-PR, tel. 41-3330-5119] e a entrada é franca.

    Depois de vender mais de 200 mil livros falando sobre as suas filhas, o casal Ana Cardoso e Marcos Piangers tem um novo desafio pela frente: a adolescência de sua primogênita. Anita está com 13 anos e, assim como milhões de outros nessa fase, começa a ter suas crises de mau humor, preguiça, sono exagerado, se fechar no quarto.

    Conhecendo a pré-adolescência

    Para encarar da melhor forma possível o que vem pela frente, a autora mergulhou de cabeça em livros de neurociência, conversou com especialistas e entrevistou mais de cem mães. O resultado é esse divertido livro; muito útil para quem tem filhos acima de 12 anos e que não leem mais gibi da Turma da Mônica.

    Com uma agenda de deixar seus interlocutores cansados só ao ouvir seus compromissos, Ana desembarca em Curitiba após o lançamento de A Mãe é Top, versão lusitana de A Mamãe é Rock, em Lisboa. Lançado na véspera do Dia das Mães lá, o livro já é um sucesso. Bem como A Mamãe é Punk, obra que já vem sendo adotado por mães e pais atentos à educação e ao bom relacionamento com seus filhos.

    O livro deve seguir o caminho de sucesso dos anteriores: já foi lido e recomendado pelos pais mais influentes do Brasil na atualidade: Marcos Piangers, do Papai Pop; Helen Ramos, Hel Mother, Thaiz Leão, do Mãe Solo e Thiago Queiroz, o Paizinho Vírgula. O prefácio é assinado pela escritora Clara Averbuck.

    Diálogo em primeiro lugar

    “Não estava nos meus planos escrever mais um livro sobre maternidade, mas me dei conta que meus textos sobre a pré-adolescência da Anita aguçavam muito a curiosidade de pais que estão vivendo esta fase”, conta a jornalista e socióloga, que nasceu em Curitiba, morou em Florianópolis, passou dez anos em Porto Alegre com o marido Marcos Piangers e as filhas Anita e Aurora, e agora vive pra cima e pra baixo dando palestras e envolvida com projetos de educação e parentalidade.

    Entre os assuntos abordados estão temas que muitas mães têm dificuldade de conversar com os filhos como a relação com drogas, sexo, envio e compartilhamento de nudes, abuso sexual e o respeito entre os pares, independente do gênero.

    A autora também dá dicas de como entender e ganhar a confiança dos filhos e ensina que, às vezes, tudo se resolve num simples abraço. Sem muitos termos técnicos, explica o funcionamento do cérebro dos adolescentes, mostrando, entre outras coisas, que aquele papo de que os jovens são multitarefas é balela: a televisão, o videogame e o celular juntos com a lição de casa não funcionam. 

    Perfil

    Ana Cardoso é mestre em Sociologia Política na UFSC, jornalista, autora de três livros – entre eles o best-seller A Mamãe é Rock – é fundadora e coordena o projeto cultural Bonne Chance, trabalha na startup Canal Bloom, uma plataforma sócio educacional voltada à primeira infância, escreve para a revista Pais&Filhos, palestrou duas vezes no TEDx e está sempre inventando moda nos poucos minutos livres.

     

    Serviço

    O que: Lançamento do livro “A Mamãe é Punk”, bate-papo e sessão de autógrafos com a escritora e jornalista Ana Cardoso.

    Quando: Amanhã (dia 10), às 19h30.

    Onde: Livrarias Curitiba do Shopping Estação [av. Sete de Setembro, 2775, Centro, Curitiba-PR, tel. 41-3330-5119].

    Quanto: A entrada é franca.

     

    imprensa@livrariascuritiba.com.brCrédito das fotos Giselle Sauer