Não é apenas o conhecimento técnico que faz a diferença para o colaborador

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    Não é apenas o conhecimento técnico que faz a diferença para o colaboradorQuem trabalha com tecnologia da informação sabe que conhecimento técnico é fundamental para conseguir um bom job, mas como grande parte da concorrência também possui estes conhecimentos (ou equivalentes), é preciso se destacar. E nada melhor do que se destacar no comportamental para ter alguma chance diante a multidão de profissionais que buscam um lugar ao sol todos os dias.

    Para Thiago Boeno Déa, Analista de Recrutamento e Seleção na Ewave do Brasil, existem sim algumas características mais procuradas pelas empresas ao contratar um funcionário – efetivo ou terceirizado: Ter boa comunicação verbal e escrita; ser comprometido, ter estabilidade e inteligência emocional, ser tecnicamente competente, fazer auto-gerenciamento e ter bom relacionamento interpessoal.

    “As empresas de tecnologia querem encontrar um profissional que possua valores que coincidam com suas necessidades e a sua cultura. O perfil de um colaborador ideal é aquele que consegue desenvolver habilidades e competências indispensáveis dentro das organizações, é motivado a dar o seu melhor em busca de bons resultados e está preparado para enfrentar os desafios encontrados no seu dia a dia” explica Thiago.

    Comportamental interfere
    Não tenha dúvida de que a questão comportamental é tão importante quanto a questão técnica na hora da contratação. O Analista da Ewave explica que hoje em dia, a maior parte das demissões ocorrem por questões comportamentais e não técnicas:

    “Identificar pontos da personalidade, engajamento e propósitos de vida são fundamentais para uma futura retenção profissional. Aspectos técnicos podem ser desenvolvidos com maior facilidade, mas evoluir o comportamental é questão do próprio colaborador”.

    Está sendo contratado?
    Para quem está em processo de contratação, Thiago listou algumas dicas práticas para evitar sair do processo logo no começo de toda a dinâmica:

    – Evite candidatar-se aleatoriamente. Busque vagas que realmente se enquadram na sua trajetória profissional;

    – Conheça a empresa para qual se candidatou. Busque o maior número de detalhes e informações possíveis da empresa.

    – Fortaleça o networking;

    – Cuide com os erros de português;

    – Seja transparente;

    – Destaque suas qualidades profissionais;

    – Pesquise a realidade de mercado para elaborar sua pretensão salarial.