A arte de compor em debate

    0
    472
    A arte de compor em debate

    Compositores, arranjadores, improvisadores, professores e estudantes de música de todo o país estarão reunidos em Londrina no período de 10 a 12 de julho, para debater os aspectos relacionados à composição musical no Brasil nos dias atuais e suas perspectivas. É o 5Encontro Nacional de Composição Musical (ENCOM), evento promovido pelo curso de Música da Universidade Estadual de Londrina em conjunto com o Festival Internacional de Música de Londrina. As inscrições ainda podem ser feitas até o dia 05 de julho no site do FIML.

    Os debates, oficinas e apresentações artísticas serão realizados nas dependências do SESI/AML e o tema central do 5oENCOM será “Composição musical, Improvisação e outros riscos”. O objetivo é promover uma reflexão sobre a composição, improvisação e a performance tendo como foco a valorização da música brasileira contemporânea. A ideia é criar um espaço de trocas, diálogos e provocações, assim como relato de experiências e conhecimentos que possam contribuir para a pesquisa e a prática da composição musical de maneira significativa.

    Segundo o Prof. Dr. André Siqueira, coordenador do encontro, “o tema – Composição musical, Improvisação e outros riscos – trata o risco no âmbito da criação musical nos dias atuais. Risco inerente ao ato de criar. Hoje, ser músico, estar vinculado a uma universidade, fazendo música criativa envolve um risco inerente, de ter suas bases todas atacadas pela atual política pública vigente. Assim como todos os professores universitários vinculados a universidades públicas, nós estamos sofrendo ataques insistentes com relação à própria essência do nosso fazer, que é ensinar a nossa arte, de forma gratuita e com qualidade. O Encom vai discutir esses aspectos como o risco inerente ao processo do fazer artístico.”

    Homenagem

    Esse ano, os professores-compositores convidados foram Rogério Costa (USP), Valério Fiel da Costa (UFPB) e Rodrigo Lima (EMESP). O compositor escolhido para ser homenageado foi o londrinense Mário Loureiro. “A homenagem é mais do que merecida, pois o Mário Loureiro foi um dos responsáveis por formar várias gerações de compositores, além de ter uma obra muito expressiva, de alto nível e que precisa ser mostrada”, explica André Siqueira. “Foi uma escolha muito natural chegar ao nome do nosso professor da UEL, onde leciona há mais de 20 anos, nos ensinando o fazer musical de uma forma mais ampla.”

    Abertura

    A abertura do 5º ENCOM será na quarta-feira (10), às 9h, no anfiteatro do SESI/AML. Às 9h30 começa a Mesa redonda: “Composição musical e risco”, com a participação dos professores Dr. Rogério Costa (USP) e Prof. Dr. Valério Fiel da Costa (UFPB) e tendo como mediador o Prof. Me.  Fernando Kozu. À tarde, às 14h, começam as oficinas com Rodrigo Lima, Valério Fiel da Costa e Rogério Costa. Às 17h haverá uma apresentação artística, com obras de Mário Loureiro, compositor homenageado.

    Serviço:

    5Encontro Nacional de Composição Musical (ENCOM)

    Quando: de 10 a 12 de julho

    Onde: SESI/AML(Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, centro) 

    Programação

    Quarta-feira (10)

    09h: Abertura ENCOM

    09h30: Mesa redonda:  Composição musical e risco

    Prof. Dr. Rogério Costa (USP)

    Prof. Dr. Valério Fiel da Costa (UFPB)

    Mediador: Prof. Me.  Fernando Kozu

    14h: Oficinas: Rodrigo Lima, Valério Fiel da Costa e Rogério Costa

    17h: Apresentação artística com obras de Mário Loureiro.

    Participação de músicos convidados.

    – Sacra

    – Ave Maria

    – Missa Breve – Kyrie Glória, Sanctus e Agnus Dei

    – Oração de Santo Agostinho

    – Metanóia

    – Instrumental

    – Baião

    – Toccata em choro

    – Miniatura: Mutações

    – Aestus

    – Canções de Câmera

    – Helena

    – Doces

    – Anamnésia

    – Silêncio

    – Paradoxo

    Quinta-feira (11)

    09h: Mesa redonda: Composição musical e resistência: desafios contemporâneos

    Me. Felipe Radicetti

    Prof. Dr. Rodrigo Lima (EMESP)

    Mediador: Prof. Dr. Alexandre Ficagna (UEL)

    14h: Oficinas

    17h:Apresentação dos resultados das oficinas dos alunos, com performance de Valério Fiel e Rodrigo Lima.

    Quinteto de Cordas da Bravi – Apresentação da seleção, realizada pelo grupo, dos trabalhos de instrumentação de estudantes da UEL, orientados pelo Prof. Dr. Alexandre Ficagna

    Sexta-feira (12)

    09h: Mesa redonda:

    Composição musical e interfaces possíveis: música e filosofia

    Prof. Dr. Rogério Costa

    Prof. Dr. Valério Fiel da Costa

    Mediador: Prof. Dr. Fábio Furlanette

    14h Oficinas

    17h Encerramento ENCOM. Apresentação dos resultados das oficinas dos alunos, com performance de Rogério Costa