Propulsão Local cria rede de impacto e integra 50 negócios em evento nesta sexta

    0
    976

    Encontro abre a etapa final do projeto, com foco na conexão entre os participantes, oficinas e apresentação dos novos websites

    Representantes de cinquenta negócios criativos e sustentáveis de Curitiba e Região Metropolitana, junto com profissionais de comunicação, tecnologia e design, se encontram nessa sexta-feira, 08, n’O Locavorista, às 18h. O evento será uma oportunidade de conexão entre os participantes e faz parte da maratona de 14 dias oferecida pelo Propulsão Local, projeto gratuito para o fortalecimento de empreendimentos locais, criativos e sustentáveis.

    Desde o dia 28 de outubro as iniciativas estão passando por um intenso programa de reestruturação e desenvolvimento de soluções, focado em comunicação e tecnologia. Nesse processo atuam 150 profissionais, entre designers, redatores, fotógrafos, vídeo-makers e programadores. Juntos, empreendedores e especialistas, desenvolveram um pacote precioso que têm, entre os produtos, reposicionamento de marca, website, ensaio fotográfico, loja virtual, clipe audiovisual e podcast.

    Após doze dias de criação conjunta, inicia o período de encontro e apresentação dos resultados. “O foco, a partir da sexta à noite, nessa atividade de conexão n’O Locavorista, e na programação de sábado e domingo, é em atividades formativas e de fortalecimento desta rede. Realmente a gente está entendendo o Propulsão como uma entrega, mas também como um processo de conexão e fortalecimento desses negócios locais”, explica Rachel Callai Bragatto, jornalista e uma das idealizadoras do projeto.

    Dias de conexão

    No final de semana, o Propulsão Local terá rodadas de apresentação dos cinquenta sites criados, além de oficinas, rodas de conversa e celebrações. Uma programação para que os empreendedores e profissionais fortaleçam a rede e possam dar continuidade ao que foi criado no percurso.

    “Fechando essa maratona de desenvolvimento, nesta semana, a nossa outra grande entrega, além dos produtos desenvolvidos, é a própria rede. A conexão entre esses negócios, a troca entre eles, e a conexão entre os negócios e os profissionais que podem atender e trabalhar para uma melhoria na comunicação dessas iniciativas. Um processo que teve um início com o Propulsão e agora segue com a conexão”, analisa a idealizadora.

    A programação de final de semana começa com yoga, no sábado de manhã, e termina com uma grande celebração ao pôr do sol, no domingo, com a presença de amigos e familiares dos participantes. Bem ao estilo do que Bragatto conta que foi o dia-a-dia do Propulsão: “Embora bastante intensivo e exigente em termos de tempo e energia de trabalho, foi também muito leve. As pessoas estavam felizes de estar fazendo parte, a equipe estava trabalhando com muita disposição, encantada pelos projetos que estava conhecendo e os negócios encantados com a equipe de primeira que os atendiam. Então a gente vai celebrar tudo isso”.

    Diversidade

    Uma das preocupações dos idealizadores foi selecionar entre os 235 inscritos, projetos que representassem da melhor maneira possível a diversidade social da Grande Curitiba. Dos cinquenta negócios contemplados, 54% são liderados por mulheres, 10% por negros e pardos, 16% por LGBTTI, 2% por indígenas, 2% por pessoas com deficiência e 2% por refugiados. Quanto à localização, são sediados em oito cidades da Região Metropolitana e 20 bairros da capital.

    Os organizadores entendem que esta representatividade não corresponde ao extrato social, mas a vêm como uma conquista para esta primeira edição. O compromisso pode ser aprimorado na medida em que um público maior seja atingido. “Os dados mostram que tem uma demanda represada muito grande deste tipo de atendimento. Estamos atendendo um quinto daqueles que se inscreveram e suspeitamos que existam muito mais projetos que não souberam da iniciativa. Há uma demanda muito grande por esse tipo de formação e desenvolvimento”, conta Bragatto.

    As áreas temáticas contempladas incluem agroecologia urbana, internet das coisas, tecnologia 4.0, moda, objetos de design, artistas e produtores culturais, cosméticos orgânicos, entre outros. A maior parte pertence aos setores de alimentos e bebidas (26%), moda (12%), arquitetura e urbanismo (12%), patrimônio, artes e expressão culturais (12%) e sustentabilidade (8%).

    Confira a lista dos selecionados:

    Negócio

    Temática

    A Ostra Bêbada

    Alimentos e bebidas

    Alecrim Urbano

    Produção Cultural

    Ambiens Sociedade Cooperativa

    Arquitetura e urbanismo

    Amora Mia Buttons

    Negócio Social

    Amuscária Fungi

    Alimentos e bebidas

    AOPA – Associação Paranaense de Agroecologia

    Alimentos e bebidas

    Ar Livre – Vivências na Natureza

    Educação

    Aria 41 Arquitetura e Sustentabilidade

    Arquitetura e urbanismo

    Art Alle

    Design

    Bazar da Aldeia

    Arte

    Bicicletaria Cultural

    Negócio Social

    Bloco Base

    Arquitetura e urbanismo

    Bosque águas claras soluções ambientais

    Arquitetura e urbanismo

    Cacaúba Chocolates

    Alimentos e bebidas

    Casa Quatro Ventos – Movimento e Arte

    Produção Cultural

    Chácara Aguro

    Alimentos e bebidas

    Coalhada Artesanal Preciosa

    Alimentos e bebidas

    CSA CEAFIM

    Alimentos e bebidas

    Cupido das Finanças

    Negócio Social

    Dança Livre a Dois

    Patrimônio e artes

    Desafinado Café

    Alimentos e bebidas

    diznopeito

    Negócio Social

    Ébano Essentials

    Sustentabilidade

    Eco Angels Educação Sustentável

    Educação

    Escola da Política

    Educação

    Estúdio Yby

    Design

    Fervol Colagens

    Patrimônio e artes

    Flower Power Artes

    Design

    Hello Soluções em Lot. e Engenharia

    Tecnologia

    Kria Kombucha

    Alimentos e bebidas

    Luan Valloto

    Moda

    Marco Gural – Agroecologia urbana

    Alimentos e bebidas

    MATTE N’ ROLL

    Alimentos e bebidas

    mCmE – minha Causa . meu Estilo

    Moda

    Milho Guerreiro Confecções Ltda

    Moda

    Mucha Tinta Produções Culturais

    Produção Cultural

    Oficina de Fine Arts

    Sustentabilidade

    Padaria Local

    Alimentos e bebidas

    Projeto Compostar Curitiba

    Sustentabilidade

    Raissa Fayet

    Patrimônio e artes

    Rodrigo Zin

    Patrimônio e artes

    Sabiá Laranjeira

    Produção Cultural

    Plátano

    Paisagismo

    Sevena Quimonaria

    Moda

    SIAMESE

    Patrimônio e artes

    Seven8

    Mídia

    Tüz Cerâmica Criativa

    Patrimônio e artes

    Verdelaranja – hortas urbanas e design

    Arquitetura e urbanismo

    Yasmin Comida Árabe

    Alimentos e bebidas

    Zyklus Construções Sustentáveis

    Arquitetura e urbanismo

     

    Sobre o Propulsão Local

    O Propulsão Local é uma iniciativa do Coletivo Soylocoporti e da Rede Livre, em parceria com Lab1299, Instituto LocalBIz, Terraço Verde e uma rede de profissionais, organizações e negócios. Saiba mais em http://propulsaolocal.com.br