Combater a prisão de ventre pode ser mais fácil do que pensamos

    0
    2995
    Combater a prisão de ventre pode ser mais fácil do que pensamos
    Fonte: Pixabay.com

    Prisão de ventre e intestino preso são os nomes populares pelos quais é conhecida a constipação (ou obstipação) intestinal, um distúrbio comum caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. Especialistas concordam que o normal é ir ao banheiro entre 3 e 12 vezes por semana. Não conseguir atender a esta frequência pode causar desconforto, distensão e inchaço abdominal, mal-estar, gases e distúrbios digestivos.

    Diferentes hábitos podem causar a prisão de ventre. Alguns motivos são bem conhecidos, como uma dieta pobre em fibras, ignorar o desejo de ir ao banheiro repetidamente, não beber água suficientemente e a falta de exercícios físicos. 

    Porém, de acordo com o coloproctologista Olival de Oliveira, do Instituto Mário de Abreu, também pode ter outras causas menos conhecidas, como: uso de analgésicos (principalmente narcóticos), cálcio e ferro em excesso, chocolate, uso excessivo de laxantes, antiácidos e doença inflamatória intestinal.

    Como a prisão de ventre é apenas um sintoma e não uma doença em si, o tratamento é focado em corrigir as causas do distúrbio. Baseado nos dados fornecidos pelo site SAUDÁVEL&FORTE, percebemos que quem sofre com prisão de ventre consegue melhorar com mudanças na dieta, incluindo mais fibras na alimentação, por meio de legumes, verduras, frutas e cereais integrais. Além disso, produtos específicos para recompor a flora intestinal também ajudam a amenizar a situação.

    Confira as principais ações que podem combater a prisão de ventre:

    Alimentação rica em fibras

    Manter uma boa alimentação é fundamental para que o organismo funcione da melhor forma, mas quando se trata de constipação, as fibras devem ganhar destaque na dieta

    Beba mais água

    Entre as principais funções do cólon estão a absorção de água e eletrólitos, bem como a condução das fezes até o intestino delgado e seu armazenamento até a evacuação. Sendo assim, a ingestão de líquidos – de preferência água, chás e sucos naturais – facilita o trânsito intestinal. Recomenda-se o consumo de aproximadamente dois litros de água por dia.

    Respeite suas vontades

    Para quem convive com a constipação, uma dica importante é obedecer a vontade de ir ao banheiro quando o organismo pedir, pois segurar as fezes causa o ressecamento e endurecimento da mesma, o que dificulta o processo de evacuação ao ir banheiro.

    Pratique atividades físicas regularmente

    A atividade física proporciona inúmeros benefícios para a saúde, mas um deles é justamente garantir o bom funcionamento do sistema gastrointestinal. Os exercícios aumentam os movimentos no intestino grosso e proporcionam mudanças hormonais que atuam diretamente nos órgãos do tubo digestivo.

    Alimentos que devem ser evitados

    Os alimentos que causam prisão de ventre e que devem ser evitados são:

    • Alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, doces, bolachas recheadas e chocolates;
    • Alimentos ricos em gorduras, como frituras, empanados e comida pronta congelada;
    • Fast foods e comidas congeladas, como lasanhas ou pizzas;
    • Leite e derivados integrais, pois são ricos em gorduras;
    • Carnes processadas, como linguiça, bacon, salsicha e presunto.

    m.p.a.