NÓS: aplicativo da UTFPR para quem quer ajudar instituições está disponível!

    0
    617


    Fazer a ponte entre instituições e  entidades que precisam de doações de insumos básicos para o enfrentamento da pandemia de Coronavírus e potenciais doadores essenciais em Curitiba e RMC foi o mote para que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) criasse, por meio de projeto coordenado pelas professoras Eunice Liu, do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN), e Simone Crocetti, do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), o aplicativo Nosso Olhar Solidário – ou NÓS!


    Em um esforço conjunto que mobilizou diversos alunos e professores, o aplicativo se destacou e, recentemente, recebeu o IF Word Design Guide – Social Impact Prize 2021, o Oscar internacional de design!  Participaram do projeto membros da UTFPR e mais de 46 voluntários.

    No começo da pandemia, a UTFPR entrou em quarentena e as aulas foram interrompidas. A comunidade se mobilizou para pensar no que poderia ser feito para ajudar nesse  momento crítico: “Se lembrarmos no começo da pandemia, faltavam insumos hospitalares no Brasil e itens básicos como máscaras e álcool em gel e outras necessidades que foram surgindo. Foi então que começamos com a ideia do aplicativo”, lembra uma das coordenadoras, Eunice Liu.

    Doadores e instituições: uma união possível pela tecnologia
    Diferente do que se possa imaginar, o NÓS não recebe e nem mesmo transporta as doações. A ideia é unir as duas pontas de uma mesma cadeia que estavam sem um apoio eficiente.

    Diversas instituições tinham necessidades básicas,  enquanto muitas pessoas queriam ajudar e não sabiam como. O aplicativo então fez a ponte, conectou e assim viabilizou essa união de interesses:

    “A ideia é cadastrar instituições que tenham necessidades reais. Nós levantamos quais são essas necessidades e fazemos a verificação da idoneidade, seguindo protocolos sérios  usando bases legais com informações da Receita Federal, para conferir se a instituição está com suas obrigações em dia. O voluntário realiza sua ação com quem precisa e está com tudo em ordem” explica a professora Eunice.

    Criado pela força de vontade em tempo recorde
    Da ideia inicial até o aplicativo estar disponível para downloads, o maior desafio foi mobilizar alunos e professores, em tempo recorde, tão logo a pandemia se instaurou no Brasil. O lançamento aconteceu um mês e meio depois do começo da pandemia por uma versão MVP (sigla em inglês que em tradução livre significa o Mínimo Possível para Viabilização) que já tinha as funções básicas de conectar. 

    Com o passar do tempo, diversos alunos comandados por professores ampliaram o projeto até o modelo que temos hoje: “O projeto tem sido mantido por uma rede de voluntários que querem ajudar e, é por isso, que deu tão certo”, acredita Eunice.

    O atual desafio, segundo a docente, é uma maior divulgação do aplicativo. O ideal é que esta iniciativa seja amplamente divulgada para que mais pessoas saibam do NÓS e possam ajudar:

    “O que faz qualquer aplicativo funcionar é ele ser cada vez mais popular. No caso do NÓS, para ele ser um sucesso, é preciso que as doações efetivamente cheguem ao seu destino.  A necessidade é sempre muito maior do que o número de pessoas dispostas a ajudar. A ideia é contribuir para mobilizar constantemente esta rede de voluntários”.

    App premiado
    O app ganhou o iF World Design Guide – Social Impact Prize 2021, um dos prêmios mais icônicos do design mundial, e foi contemplado com apoio financeiro junto a outros projetos globais de relevância social. A vontade de se criar algo funcional para ajudar instituições trouxe o reconhecimento: “Foram horas e semanas trabalhadas em cima do projeto e ficamos muito felizes com o prêmio. Esperamos que este reconhecimento seja convertido em mais pessoas e instituições beneficiadas e cadastradas.”

    Evolução do APP e novidades
    No instante em que a sociedade passa por momentos de crise, há uma desestruturação dos sistemas convencionais. A coordenadora do projeto afirma que, agora, a solidariedade mantém muitas coisas funcionando:

    “Esperamos que o aplicativo possa contribuir com esta conexão para suprir necessidades.  Obviamente, esperamos que este momento passe e o aplicativo siga fazendo o bem de outras formas”

    Para esta evolução do aplicativo, Eunice já antecipa as novidades ainda para 2021:

    “Estão previstos o lançamento de campanhas pelo aplicativo e um sistema independente de cadastro de instituições, que vai facilitar o mapeamento. A ideia é dobrar o banco de dados com essas ações”.

    O aplicativo Nosso Olhar Solidário (NÓS) está disponível nas principais lojas de aplicativos Android (http://bit.ly/nosandroid) e Apple (http://bit.ly/nosapple) .

     

    Sobre a UTFPR
    A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a primeira e única universidade assim denominada no Brasil e, por isso, tem uma história um pouco diferente das outras universidades. A UTFPR tem como missão desenvolver a educação tecnológica de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética, sustentável, produtiva e inovadora com a comunidade para o avanço do conhecimento e da sociedade. E tem como visão ser modelo educacional de desenvolvimento social e referência na área tecnológica.

    Para mais informações acesse: https://www.utfpr.edu.br/noticias/curitiba

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui