Nova companhia de ópera de Curitiba faz sua estreia com o espetáculo “La Sonnambula”

    0
    236

    Curitiba acaba de ganhar uma nova companhia de ópera. Trata-se da Companhia Santa Cecília, que faz sua estreia com o espetáculo “La Sonnambula”, que será apresentado no próximo dia 27 de novembro (domingo), às 20 horas, no Guairinha (auditório Salvador de Ferrante).

    Com direção musical de Thiago Plaça Teixeira, o concerto lírico será estrelado pela soprano ítalo-brasileira Ornella de Lucca, que acaba de voltar para a capital paranaense após uma temporada de trabalhos e estudos na Itália. Formada pela conceituada Universität Mozarteum de Salzburg, da Áustria, ela já participou de vários concertos, óperas e operetas tanto no Brasil quanto no exterior, cantando papéis principais.

    Em “La Sonnambula”, Ornella será acompanhada pelo tenor Vitorio Scarpi, pelo barítono Cláudio de Biaggi, pela também soprano Melissa Bergonso e pela mezzo-soprano Diana Danieli. Com formações variadas e diversos trabalhos já realizados, todos eles integram a Companhia Santa Cecília, sendo naturais do Paraná e residentes de Curitiba.

    O coro será formado pelos cantores líricos convidados Lívia Ribeiro, Maria Julia Mello e Paloma López (sopranos); Maico Sant’Anna, Mario Malinconi e Odair Sebaniski (tenores); e Divonei Scorzato, Johann Kamien e Roberto Guimarães (baixos). A narração será feita pelo ator Renet Lyon.

    A orquestra que tocará na montagem de estreia é composta por músicos de Curitiba que também participam de outros grupos da cidade, como Orquestra Sinfônica do Paraná, Camerata Antiqua de Curitiba e Orquestra Filarmônica da UFPR. Eles contarão com a regência do maestro Felipe Biesek.

    La Sonnambula

    A ópera La Sonnambula, do compositor italiano Vicenzo Bellini, é dividida em dois atos, tendo sido apresentada pela primeira vez no Teatro Carcano, em Milão, em 1831. A ação acontece em uma vila suíça no início do século XIX. Amina (que será interpretada por Ornella de Lucca) – filha adotiva de Teresa (Diana Danieli), dona do moinho da vila – comemora seu noivado com Elvino (Vitorio Scarpi), um jovem e rico fazendeiro.

    Durante os festejos, chega um misterioso estrangeiro, que é, na verdade, o Conde Rodolfo (Cláudio de Biaggi), que retorna à vila de sua infância depois de muitos anos. O Conde hospeda-se naquela noite na hospedaria da vila, cuja proprietária é Lisa (Melissa Bergonso), apaixonada por Elvino.

    Ninguém sabe, mas Amina é sonâmbula e justamente naquela noite perambula pela vila chegando até o quarto do Conde. Vendo a moça em estado de sonambulismo, o Conde discretamente se retira, mas a presença dela no quarto é descoberta por Lisa e revelada, dando origem a um grande conflito.

    FICHA TÉCNICA:

    Direção musical e correpetição: Thiago Plaça Teixeira.

    Solistas: Ornella de Lucca, Vitorio Scarpi, Cláudio de Biaggi, Melissa Bergonso e Diana Danieli.

    Coro: Lívia Ribeiro, Maria Julia Mello, Paloma López, Maico Sant’Anna, Mario Malinconi, Odair Sebaniski, Divonei Scorzato, Johann Kamien e Roberto Guimarães.

    Ator/narrador: Renet Lyon.

    Regência: Felipe Biesek.

    Violino I: Ângelo Martins da Silva (spalla), Pablo Malagutti,  Paulo André Hübner,

    Pedro Ferreira, Vinícius Henrique Batista e Vitor Andrade.

    Violino II: Dan Tolomony (chefe de naipe), Cesar Augusto Vieira, Everton Escorissa Santos e Vinicius Marini Woicolesko.

    Viola: Jader da Cruz (chefe de naipe) e Fabiane Nishimori Ferronato.

    Violoncelo: Samuel Pessatti (chefe de naipe) e Bruno Vinicius Rosa.

    Contrabaixo: Vitor Vieira da Costa.

    Flauta: Denusa Castellain.

    Oboé: Maicon Alves Nogueira.

    Clarinete: Elvis Willian Ferreira Tosta e Karine Leticia Fragoso.

    Fagote: Juliano Pontes.

    Trompa: João Gustavo Schmidt Braz e Weber Alesandro Gomes.

    Trompete: Otavio Rasera.

    Tímpano: Ivan Souza Lemes.

    Iluminação: Lucas Amado.

    Projeções: Lumen Audiovisual.

    SERVIÇO:

    Ópera “La Sonnambula”

    Quando: 27 de novembro (domingo)

    Onde: Teatro Guaíra (Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha). Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba.

    Horário: 20 horas

    Duração do espetáculo: uma hora e trinta minutos

    Ingressos: R$ 40,00

    Classificação etária: 7 anos

    Venda de ingressos: site Ticket Fácil (CONCERTO LÍRICO LA SONNAMBULA DE BELLINI (ticketfacil.com.br)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui