Empresa ajuda a combater analfabetismo funcional por meio de experiências literárias

    0
    181
    Instituto Caminho de Davi pretende formar jovens leitores; empresas podem participar do projeto. Crédito: Divulgação 

    Para fortalecer o letramento de crianças por meio da literatura e também combater o analfabetismo funcional, a paranaense Alias Tecnologia está patrocinando o Instituto Caminho de Davi. O objetivo é formar novos leitores por meio da contação de histórias e da leitura compartilhada. A ideia é da professora Patrícia Walger. 

    O objetivo do instituto, que começou seus trabalhos no início de 2022, é ser itinerante para estar presente em diversas escolas e projetos sociais espalhados pelo Brasil, especialmente em áreas carentes e de vulnerabilidade social. Até o momento as atividades estão sendo feitas em escolas do Paraná.

    De acordo com Marcelo Ciscato, CEO da Alias, o Instituto Caminho de Davi é uma forma de construir pontes com crianças e adolescentes que necessitam deste incentivo. “Formar futuros pensadores, pessoas conscientes e consequentemente com mais oportunidades faz parte dos nossos valores e propósitos como empresa e como cidadãos”, diz. 

    “A leitura é parte fundamental na formação e processo de aprendizado de cada cidadão. As estimativas sobre analfabetismo funcional no Brasil mostram dados alarmantes, com estudos que apontam que cerca de 29% da população brasileira é analfabeta funcional, o que tem impacto direto no futuro das pessoas e na sociedade. A ideia do projeto é agir positivamente na raiz do problema para que possamos mudar vidas”, diz Patrícia Walger, idealizadora do projeto.

    Patrícia é formada em História pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade Curitiba. A professora atua na área da educação há 32 anos e se especializou e dedicou grande parte da sua carreira na alfabetização de crianças do ensino fundamental I.

    Para custear o projeto, pagar profissionais contadores de histórias e poder viajar por cidades e estados, a fundação conta com empresas amigas que financiam as atividades, sendo a principal delas a Alias Tecnologia, empresa que fornece soluções para agilizar processos eletrônicos de empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de registros de financiamento de veículos. 

    Empresas parceiras

    Empresas que queiram adotar o projeto em suas comunidades também podem participar preenchendo o formulário no site caminhodedavi.com.br ou enviando um email para contato@caminhodedavi.com.br.

     

    Sobre a Alias Tecnologia

    No mercado desde 2005, a Alias é uma empresa de tecnologia que fornece soluções para agilizar processos eletrônicos de empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos. O carro-chefe da empresa é o E-Registro, que atende 225 bancos, financeiras e cooperativas de crédito de grande, médio e pequeno porte. Atualmente, o E-Registro está presente em 11 estados: no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Paraíba, Amapá e Acre.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui