JÚCA vislumbra o futuro com seu single de estreia, “Véspera”

    0
    418
    JÚCA

    JÚCA

    O cantor, compositor, ator e artista visual JÚCA está revelando as primeiras canções de seu trabalho musical. A música “Véspera” nasceu de um poema criado nas ruas do Rio de Janeiro, com uma abordagem pop que mescla elementos analógicos e eletrônicos com percussão marcada por ritmos nacionais e clave habanera. O single é acompanhado de um clipe igualmente versátil.

    Assista ao clipe “Véspera”: https://youtu.be/2uzZ3FC5xjE

    Ouça “Véspera”: https://tratore.ffm.to/JUCA

    A trajetória musical de JÚCA tem suas raízes na infância, quando cresceu na região da costa verde fluminense, sendo influenciado pela música tradicional e religiosa local, além da música urbana. Ao longo do tempo, ele se desenvolveu como poeta e artista de rua, transformando seus versos em intervenções urbanas.

    Formado na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Escola de Teatro Político de Buenos Aires, JÚCA tem explorado diversas formas de expressão artística. Seu primeiro álbum solo está em produção, e a divulgação começará com o lançamento de uma série de vídeos musicais que sintetizam sua jornada na música, poesia e teatro. O primeiro deles é “Véspera”, uma canção que parece olhar para o passado, mas sem perder as conexões com o que nos impulsiona para o futuro.

    Segundo o próprio JÚCA, o clipe de “Véspera” foi filmado na região da Costa Verde e combina imagens afetivas de sua trajetória artística, lutas e danças, memória e mise-en-scène. A escolha das paisagens e cenários busca refletir o paradoxo da “Gravidade e a Graça”, em referência ao livro da filósofa Simone Weil, citado na própria letra da música.

    A música foi co-produzida por JÚCA em parceria com o engenheiro de som e produtor musical Diogo Sarcinelli, o produtor musical Henrique Ludgério e o arranjador e pesquisador musical Philippe Meyohas, conhecido por sua trilha sonora no longa-metragem de ficção “fogaréu”, que foi premiado na mostra panorama do Festival de Berlim.

    Já o vídeo contou com a co-direção de Vinícius Ricardo Labre, a produção de Maria Cândida Kis, a fotografia de Alexandre Kubrusly, a direção de arte de Manoela Moura e o figurino assinado pelo estilista Victor Hugo Mattos, em parceria com a figurinista Yolanda Ribeiro. As imagens captadas pelo fotógrafo Ivan Nishitani também fazem parte do material de divulgação.

    Com “Véspera”, JÚCA começa a mostrar os primeiros tons e sons de seu trabalho autoral. A faixa já está disponível para audição nas principais plataformas de música, e o clipe pode ser assistido no canal de YouTube do artista.

    Letra:

    Em meio ao caos um recomeço

    Sobre cada coisa a sua

    Equivalência

     

    Sobre as nossas cabeças uma

     

    Cidade

     

    Enquanto na superfície a

     

    Ressaca

     

    No fundo, o lampejo fecundo

    Da alma reflete em sua calma

    A sabedoria das estrelas

    Anjos em ronda, sereia içada

    Vênus recém nascido

    A gravidade e a graça

     

    Todas as alucinações

    Novo transe satírico

     

    O delicado absoluto

    A dança das novas

    Insanidades

    Que teu caminho seja teu

    Te levanta,

    Vem dançar e cantar

    As tuas graças

    Festejar o entardecer

    Dos santos reis

    Que as tuas cordas se

    Aqueçam

    Em anunciação

    E meu corpo

    Arde em pura devoção

    Véspera dos novos tempos

    Véspera dos novos cantos

    Véspera dos corações

    Selvagens

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui