Homenagem às crianças com dança reúne Curitiba Cia de Dança e Cia Druw, de SP

    0
    268
    Semana da Criança começa em setembro, com dança e resgate de brincadeiras da infância. Foto: Lucilia Guimarães

    “Memória de Brinquedo” e “Girassóis” valorizam a ludicidade com a dança contemporânea

     

    Em Curitiba a Semana da Criança começa no dia 29 de setembro, com a curta temporada da obra de repertório da Curitiba Cia. de Dança “Memória de Brinquedo”. A apresentação faz parte da Semana da Criança, organizada e promovida pela própria Curitiba Cia de Dança, que também conta com a participação da premiada Cia Druw, que se apresenta pela primeira vez em Curitiba.

    Em “Memória de Brinquedo” a Curitiba Cia de Dança utiliza a dança contemporânea como linguagem para celebrar histórias, lembranças e sensações da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção geral e artística de Nicole Vanoni, “Memória de Brinquedo” busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade. Em outras palavras, o espetáculo investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais. Em um mundo cada vez mais digital este trabalho incentiva e defende um resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo. Estes espetáculos homenageiam a saudosa Regina Pessuti (in memorian), grande incentivadora da companhia curitibana.

    Em “Memória de Brinquedo” bailarinos relembram brinquedos e o ato de brincar. Foto: Lucilia Guimarães

    “Memória de Brinquedo” tem patrocínio da CNH Industrial Capital, Sodabel 99 e Festval e apoio da Case IH e Case Construction. O espetáculo é viabilizado pela lei de incentivo à cultura, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal, da Curitiba Cia de Dança e – Amigos e dos Apoiadores da Dança de Curitiba (AADC).

     

    Van Gogh em espetáculo infantojuvenil de dança

    Além de “Memória de Brinquedo”, o público tem a grande oportunidade de conhecer o trabalho da Cia Druw, grupo premiado de São Paulo que vem pela primeira vez à Curitiba com o espetáculo infantojuvenil “Girassóis”. Serão quatro apresentações gratuitas que também integram o projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, além de uma oficina gratuita para crianças de 7 a 12 anos.

    Cia Drew, de São Paulo, vem pela primeira vez à Curitiba com “Girassóis”. Foto: Tono Guimarães

    Inspirado nas telas de Van Gogh, o trabalho é dirigido, concebido e roteirizado por Miriam Druwe. “Girassóis” é inspirado pela forma sensível do artista ver o mundo. Mergulhando na alma do pintor, suas histórias, obras e sua paixão pela natureza, o espetáculo traz Van Gogh e suas criações para um cenário leve, lúdico e poético, em que a vida se mostra em toda sua força, como as pinceladas pulsantes de emoção que marcaram toda a sua vida.

    A companhia costuma explorar a linguagem do clown nas suas produções. Com narrativa leve e lúdica, potencializada por vídeos projetados no espaço, a conexão com o público é certa. “É interessante observar a percepção das crianças e a dos adultos sobre o espetáculo. Tem coisas que dialogam mais com um ou com outro. É uma experiência rica e emocionante para todos. Sinto que conseguimos humanizar essa figura tão emblemática que é o Van Gogh”, comenta Miriam.

    A Cia Druw vem desenvolvendo sua trajetória no cenário artístico da dança contemporânea por meio de uma intensa atividade que tem como foco de pesquisa, criação, difusão e formação cultural. Criada em 1996 pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, a Cia Druw vem desenvolvendo um trabalho cujo principal objetivo é experimentar novas possibilidades de pesquisa e criação dentro de uma linguagem própria. Reconhecida pela crítica e convidada a participar de vários eventos e festivais de dança em todo o país, a Cia Druw tem como um de seus objetivos a formação e a criação de espetáculos que possam contribuir para formação de público para a dança contemporânea, com temas atuais de interesse geral.

    Nesta participação na Semana da Criança da Curitiba Cia de Dança, a Cia Druw vem à Curitiba como parte do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal, um dos maiores programas de formação de público para teatro infantil no país.

     

    Serviço:

    [dança contemporânea] Curitiba Cia de Dança apresenta “Memória de Brinquedo”

    Datas e horários: 29 e 30/09, às 20h e 01/10, às 18h

     

    [dança contemporânea] Cia Druw apresenta “Girassóis” (espetáculo infantojuvenil)

    Datas e horários: 6/10, às 9h e às 15h; dias 7/10 e 8/10, às 18h.

    Dia 8/10, às 14h – Oficina de dança gratuitas para crianças de 7 a 12 anos, no Teatro José Maria Santos. Inscrições no local, com 1h de antecedência.

     

    Local: Teatro José Maria Santos – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco – Curitiba – PR

    Informações: 3324 8208

    Entrada franca

     

    FICHA TÉCNICA “MEMÓRIA DE BRINQUEDO”

    Direção Geral e artística: Nicole Vanoni

    Concepção e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni

    Assistente de Direção: Hamilton Félix

    Ensinadores: André Oliveira, Claudio Fontan, Hamilton Félix e Nathalia Tedeschi

    Professoras: André Oliveira, Cíntia Napoli e Nathalia Tedeschi

    Fisioterapeutas: Marcela Pinho e Taline Algauer

    Figurino e Cenário: Gelson Amaral

    Costureira: Noeli Santana/ Sueli Oliveira e Andréia Medeiros

    Projeto de Luz: Fabia Regina

    Fotos: Lucília Guimarães

    Vídeos: Elson Silva

    Assessoria de imprensa: Flamma Comunicação Organizacional

    Assessoria Jurídica: Camila Guimarães

    Realização: Curitiba Cia de Dança, Paraná Cultura e AADC – Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba

    Assistente de produção- Dani Pateti

    Elenco: Cecilia Bassetti, Davi Lopes, Hamilton Felix, Iradorsey, Júlia Mello, Nathalia Tedeschi, Murilo Machado, Nicole Vanoni, Rayanne Ribeiro, Rodrigo Soares, Thaís Lima

    Cia Jovem: Dani Pateti, Kuan Ferreira, Luana Hertt, Filipe Bueno, Mateus Yuri e Yan Ferreira

     

    FICHA TÉCNICA “GIRASSÓIS”

    Direção, Concepção e Roteiro: Miriam Druwe

    Intérpretes: Alessandra Fioravanti, Letícia Rossi, Elizandro Carneiro, Rafael Abreu, Manu Fadul, Gabriel Crispim e Orlando Dantas

    Direção Cênica: Silvia Leblon

    Trilha Sonora: Fábio Cardia

    Cenografia e Figurino: Marco Lima

    Projeto de Luz: Lúcia Chedieck

    Vídeo-Cenário: Tatiana Guimarães

    Treinamento Clown: Sílvia Leblon

    Voz em off: Paulo Federal

    Fotos: Cláudio Roberto e Sílvia Machado

    Produção: Tono Guimarães – Plataforma Movente

    Realização: Miriam Druwe Produções Artísticas

    Gestão de projeto: Doble Cultural

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui