Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
19.6 C
Curitiba

Psicóloga dá dicas para melhorar a saúde mental

(Imagem: Freepik)

   

Atividades de lazer, qualidade de vida e autoconhecimento contribuem para viver melhor   

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde mental como um estado de bem-estar no qual a pessoa é capaz de desenvolver as próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtiva e contribuir com a comunidade em que vive.

A psicóloga Juliana Boscolo Piovezana, do Hospital VITA, localizado em Curitiba, explica que o assunto saúde mental é um tema muito subjetivo e delicado. Segundo ela, envolve a presença ou não de transtornos mentais, propósito e sentido da vida, qualidade de vida, habilidades de resiliência e ressurgência.

“Muito tem se falado neste tema, principalmente depois da pandemia com o surgimento ou com o agravamento de alguns transtornos mentais, em específico o transtorno de ansiedade e depressão”, revela a psicóloga.

Juliana explica que não existe funcionamento neurológico perfeito, a saúde mental é um equilíbrio com o que tem de bom e a administração do que não é tão bom. “Uma busca ativa de adaptação e flexibilidade ao ambiente em que se vive, para poder viver melhor para si e para a comunidade como um todo”, descreve.

No cenário atual, muitos são os desafios e embates com que as pessoas precisam lidar. A especialista explica que a vida não se torna mais fácil, no entanto com as habilidades que vão se definindo neste processo que é viver, é necessário assumir a autorresponsabilidade, coragem, colaboração, esperança e vontade de viver.

“É preciso permanecer atento e cuidar da saúde física, mental e social. Cuidar de si e desenvolver alguns hábitos para favorecimento desta saúde mental”, alerta Juliana.

A psicóloga listou algumas dicas e orientações:

– Hábitos de vida, qualidade da alimentação e sono. “Estes são dois pontos cruciais para viver bem, o começo e a base para tudo”, destaca.

– Atividade física com regularidade e que gere prazer na execução e conclusão.

– Autoconhecimento, que é aquilo que cada pessoa sabe de si e ao responder algumas questões como: Quem ela é? Qual é propósito e sentido de vida? Quais talentos e habilidades precisa desenvolver para que estes questionamentos sejam respondidos?

– Perceber e reconhecer as próprias emoções e sentimentos, identificar, aceitar e se acolher. “Auto diálogo: lidar com as emoções ajuda a regular os processos emocionais e com isso delimitar de maneira assertiva as situações. Conhecendo-se melhor, a pessoa conseguirá identificar os comportamentos disfuncionais e mudar a forma de se colocar diante das situações”, reforça Juliana.

– Atividades de lazer; descansar o corpo e a mente. A psicóloga evidencia a importância de investir e persistir nos talentos e habilidades pessoais.

– Cultivar pensamentos mais positivos, adaptativos e de gratidão. “Reclamar faz mal. Sempre há algo a agradecer”, frisa a psicóloga.

– Investir em relações pessoais que agreguem valor à vida dela.

“Quando existe o entendimento do sentido da vida, da existência da pessoa, todas as dicas ficarão mais tranquilas de serem seguidas e esse autocuidado fluirá”, afirma Juliana. Além disso, a psicóloga explica que nas dificuldades ou na inabilidade de posicionamentos, a terapia psicológica ajudará neste processo, o que favorecerá a autoestima, o emocional, a saúde física e a qualidade de vida.

 

Sobre o Hospital VITA – A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP. O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva e traumato-ortopedia. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. http://www.hospitalvita.com.br

 

Top 5 da semana

Fique por dentro

Volvo chega à marca de 50 eletropostos instalados nas estradas de todas as regiões do Brasil

Reafirmando seu compromisso com a eletrificação e os consumidores...

Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design

Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção...

Metodologia 5.0 revoluciona setor de odontologia no Brasil

O IOA Style Curitiba, parte da renomada rede de...

Mabu é um dos destaques durante a Convenção BWT 2024 na Costa do Sauipe

A Convenção BWT 2024, realizada nesta semana na Costa...

Paresi passa a integrar escritório colaborativo Worktiba

Startup com foco no S, do ESG, passará por...

Serra Wine Week comemora o sucesso de sua 14ª edição

Festival motivou restaurantes cheios e ocupação hoteleira superior a...

Notícias relacionadas

Popular Categories