Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
20 C
Curitiba

Vacina contra HPV aumenta proteção contra o câncer de colo de útero

Rede de Farmácias Vale Verde disponibiliza a vacina,

que é extremamente importante para diminuir

os riscos de contrair o vírus

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Ele está associado ao desenvolvimento de quase a totalidade dos cânceres de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. Além disso, provoca verrugas na região genital e no ânus – além de câncer, dependendo do tipo de vírus.

“O HPV é um vírus capaz de infectar pele e mucosas. Existem vários tipos desse vírus e alguns deles têm potencial cancerígeno, principalmente no colo do útero, e também está associado a outros tipos de câncer”, explica Jessica Bazana, gerente de serviços clínicos da Farmácia Vale Verde. “A transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada, sendo a principal forma pela via sexual”.

A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais ou apresentar manifestações. A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. A maioria das infecções tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.

“A infecção pode regredir ou progredir, dependendo da descoberta precoce de lesões causadas no sistema reprodutor feminino ou masculino – ou por outros sintomas ou exames de rotina. Por se tratar de um vírus sexualmente transmissível, existem tabus e dúvidas sobre o assunto, que devem ser disseminados com orientação e esclarecimentos sobre a doença.”

Prevenção

Vacinar-se contra o HPV é uma medida preventiva de extrema importância para minimizar os riscos de contrair o vírus e evitar complicações que possam impactar a saúde das pessoas. A farmácia Vale Verde possui a vacina e farmacêutico para oferecer orientação e realizar o atendimento.

“A vacinação é uma ferramenta que nos ajuda a oferecer defesa contra os subtipos mais perigosos, sendo eles 16 e 18, que estão por trás da maior parte dos casos de câncer de colo do útero. Na rede privada contamos com a vacina HPV nonavalente (Gardasil) que protege contra 9 tipos do vírus que mais estão associados ao câncer e pode ser administrada em todas as pessoas a partir de 9 anos de idade. São duas doses, aplicadas com intervalo de 0 a 6 meses”, alerta Jessica Bazana.

Top 5 da semana

Fique por dentro

Mudança no zoneamento impede construção de condomínios clubes horizontais em Curitiba

Novo limite de área total para habitações coletivas inviabiliza...

Chegada do inverno e a importância das vacinas na prevenção de doenças respiratórias

Pesquisa indica que Rinovírus, SARS-CoV-2 e Influenza A H3N2...

Psicóloga dá dicas para melhorar a saúde mental

    Atividades de lazer, qualidade de vida e autoconhecimento contribuem...

Murilo Abrita celebra a palavra em intimista álbum ao vivo “Das Canções”

O cantor e compositor mineiro Murilo Abrita surge com...

Matemática: mais de metade das crianças brasileiras não sabem o básico

Menos de 50% dos estudantes brasileiros têm nível mínimo...

Avança em Curitiba o uso da cirurgia robótica no tratamento do câncer

Tecnologia pode melhorar os resultados cirúrgicos com visualização em...

BNegão e Black Mantra apresentam show “Tim Maia Racional” no Sesc Pinheiros

A banda paulistana Black Mantra convida o rapper, cantor...

Notícias relacionadas

Popular Categories