Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
20 C
Curitiba

Cândido de junho traz reportagem especial sobre os “Miguilins”

Jornal conversa com o Grupo Miguilim, núcleo de formação de jovens leitores e contadores de estórias do Museu Casa Guimarães Rosa

Jovens leitores também se interessam por clássicos e, na estante de autores, são apresentados a um dos mais desafiadores escritores brasileiros: Guimarães Rosa. Este é o tema da reportagem de Francisco Camolezi na edição de junho, número 151, do jornal Cândido, que conversou com Dôra Guimarães e Elisa Almeida, diretoras do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa (MCGR) que insere jovens na formação permanente em técnicas de contação de histórias e conteúdos sobre a vida e obra do autor. Na retranca, o repórter ainda traz uma série de depoimentos de jovens Miguilins — assim são chamados os integrantes do grupo — e ex-miguilins.

Na série especial “Mulheres contra a Ditadura”, o repórter Lucas Daniel traz uma entrevista exclusiva com Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha, jornalista mineira e ex-presa política durante o regime, que hoje é coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares e integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Ainda, na seção de Entrevista, o Cândido destaca os relatos mais marcantes das falas do jornalista e escritor Edney Silvestre, que conversou com o diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Luiz Felipe Leprevost, no evento Jornalismo & Literatura, realizado em maio de 2024, no Solar do Rosário, espaço cultural em Curitiba.

Colaborando com a edição, Guta Stresser, que interpretou no início de carreira “A Polaquinha”, do livro O Vampiro e a Polaquinha, de Dalton Trevisan, publica uma pensata em homenagem aos 99 anos do escritor. No “Especial Nicolau”, o texto “Transparências”, do poeta mexicano Octavio Paz, traduzido por Karin Cristina Beeck no suplemento de agosto/setembro de 1991. O jornal também traz o ensaio “O conto extraordinário dentro do ordinário de Alice Munro”, de Carlitos Marinho, que reflete sobre como a escritora canadense trabalha o tema da subjetividade feminina em seus textos. Na editoria de fotografia, Anuschka Lemos e Ivan Carlos Vicentin expõem “clicks” das estradas entre Minas Gerais e Ceará, suas fronteiras e seus personagens. A arte da capa desta edição é de Liel Gabino.

Serviço
Jornal Cândido nº 151
Junho de 2024
Publicação de literatura editada desde 2011
Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br
@candidobpp

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)
Cândido Lopes, 133 – Centro
41 3221-4900
@bibliotecapr

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
Sábados, das 8h30 às 13h

Top 5 da semana

Fique por dentro

Crise climática coloca em risco a saúde física e mental da população mundial

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 150...

Quando fazer a cirurgia de adenoide?

Obstrução nasal, respiração pela boca, ronco, infecções frequentes do...

RAYE lança “Genesis.”, single épico e reflexivo

Um dos principais nomes da música pop atual, RAYE...

A. Yoshii traz case de sucesso e destaca importância do papel feminino nas finanças em encontro com CFO’s

Divulgação/IBEF´-PR IBEF Paraná realiza evento em Londrina-PR com participação da...

Matemática: mais de metade das crianças brasileiras não sabem o básico

Menos de 50% dos estudantes brasileiros têm nível mínimo...

O ChatGPT é seguro? Conheça algumas medidas para se proteger

À medida que a IA generativa e outras ferramentas...

7 dicas para evitar assaduras em adultos

Especialista reforça importância da prevenção de outros problemas de...

Notícias relacionadas

Popular Categories