Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
20 C
Curitiba

Centro de Performance Humana atenderá atletas profissionais, iniciantes e avaliar condições físicas de pacientes

O jogador Giba realizou toda sua avaliação no Eco, aliando medicina e esporte. O Eco Performance Humana atenderá atletas e iniciantes em atividades físicas, pacientes de pré e pós-cirúrgicos e em recuperação de condições crônicas e agudas. Foto: Eco Medical Center

Um espaço exclusivo para atendimento de pessoas que buscam aumentar seu rendimento em atividades físicas, avaliar suas condições clínicas, cardiológicas e pulmonares, entre outros aspectos, será inaugurado nesta terça-feira (04), às 15 horas, em Curitiba.

Trata-se da Eco Performance Humana (EPH), clínica que promete oferecer uma abordagem completa e inovadora para atender atletas amadores e profissionais, pessoas que desejam iniciar alguma atividade física, pacientes em reabilitação cardiológica, metabólica, pulmonar, oncológica e ortopédica e aqueles que buscam um estilo de vida mais ativo e saudável.

Referências no país

Este novo centro de performance humana, localizado no 6º andar do Eco Medical Center, contará com uma equipe altamente qualificada, que atuará em parceria com o Laboratório de Performance Humana (LPH) do Rio de Janeiro, fundada pelo renomado cardiologista do esporte Fabrício Braga e responsável por trazer a proposta inovadora para Curitiba. A equipe tem como coordenadores o cardiologista Marcelo Leitão, a pneumologista Josiane Chiesorin Vaine Marchioro e o fisioterapeuta e educador físico, Maurício Mandim.

“Para os atletas, tanto amadores quanto profissionais, o novo centro promete otimizar a performance esportiva, verificar a saúde e prevenir lesões. O grande diferencial é ser cuidado por especialistas que compreendem profundamente as nuances entre saúde e doença”, explica Dr. Fabrício, que é mestre em cardiologia pela UFRJ, chefe médico do Triathlon Brasil, pesquisador em área da ciência do esporte, reabilitação cardíaca e fisiologia do exercício, com contribuições científicas relevantes no entendimento dos efeitos da Covid-19 sobre a aptidão física de atletas e não-atletas e pesquisas na área de benefício da saúde gerados pelo exercício físico.

Apaixonado pelo esporte olímpico e praticante de triathlon, ciclismo e maratonas, ele traz essa experiência e dedicação para Curitiba, visando unir medicina e exercício físico em benefício de seus pacientes. “Curitiba está lançando uma iniciativa revolucionária para elevar o padrão dos serviços médicos voltados à performance humana”, afirma.

Diferentes tipos de avaliações

A Eco Performance Humana também contará com avaliações cardiológicas para vários públicos e objetivos. O cardiologista Marcelo Leitão, que há mais de 30 anos atua na área de medicina esportiva em Curitiba, afirma que a avaliação detalhada de atletas, equipes esportivas e do público em geral que busca otimizar resultados é extremamente valiosa.

“O trabalho envolve desde a avaliação clínica, o exame físico, teste cardiopulmonar, análise da composição corporal, testes de força muscular e equilíbrio. Tudo isso contribui para prevenir condições cardiológicas existentes, evitar lesões e potencializar resultados”, informa Dr. Marcelo Leitão.

Segundo ele, a Eco Performance Humana terá, na área esportiva, um atendimento voltado para avaliar o potencial de atletas e jovens em desenvolvimento como futuros atletas e também do público em geral para otimizar a saúde e a qualidade de vida.

Marcelo Leitão traz em seu currículo a atuação como médico da delegação paraolímpica brasileira em Sydney e Atenas; foi responsável pela avaliação cardiológica do Coritiba Futebol Clube, foi diretor médico da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e do SESC Triathlon Caiobá por mais de 15 anos e hoje é diretor médico da Maratona de Curitiba. Também é diretor científico e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Case

Deivid William da Silva, 35 anos, jogador profissional de futebol, ex-Athlético, recentemente passou por uma cirurgia no ligamento posterior do joelho (LCP) após enfrentar lesões antigas que finalmente necessitaram de intervenção cirúrgica. Agora, três meses após a cirurgia, ele está em um processo de recuperação que pode durar de 9 a 12 meses, sob os cuidados do fisioterapeuta e educador físico Maurício Mandim, que também fará parte do time.

Reabilitação

Já a pneumologista Josiane Marchioro, explica que o espaço também abrangerá o atendimento de pacientes em reabilitação por diferentes condições de saúde, como doenças neurológicas, oncológicas, pulmonares, cardíacas e ortopédicas. O objetivo principal é restaurar a autonomia e a capacidade física dos pacientes para atividades diárias, proporcionando uma vida mais ativa e saudável. “Na área de pneumologia, a reabilitação pulmonar é fundamental para pacientes com doenças respiratórias crônicas, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfisema, entre outras, ajudando a melhorar a qualidade de vida, prevenir exacerbações da doença e reduzir a possibilidade de internações”, informa Josiane.

Quem será atendido pela Eco Performance Humana?

  • Atletas profissionais e amadores: para potencializar o desempenho esportivo e alcançar novos patamares de excelência.
  • Iniciantes em atividade física: avaliação completa para começar a prática esportiva com segurança e acompanhar o desenvolvimento.
  • Pacientes cirúrgicos: preparo do corpo antes da cirurgia para evitar complicações e garantir uma recuperação mais ágil. Recuperação pós-cirúrgica.
  • Reabilitação de condições agudas ou crônicas: programas especializados em cardiologia, pneumologia, oncologia, ortopedia e outras áreas, otimizando a qualidade de vida e promovendo a recuperação completa dos pacientes.

Serviço

Inauguração da Eco Performance Humana

Data : 04/06

Local: 6° andar do Eco Medical Center

Endereço: Rua Goiás, 70 (tem estacionamento)

Top 5 da semana

Fique por dentro

Problemas na coluna lideram afastamentos do trabalho em 2023

Três das dez principais causas de afastamento estão relacionadas...

“Comida di Buteco” começa dia 05 de abril em Maringá

“Comida di Buteco” acontece simultaneamente em 40 cidades brasileiras;...

Serra Wine Week comemora o sucesso de sua 14ª edição

Festival motivou restaurantes cheios e ocupação hoteleira superior a...

Quarta Lunar: fases da lua inspiram drinks em bar de Florianópolis

Preparados pela mixologista Andrea Cruz, as criações serão oferecidas...

Crianças e Dengue: como prevenir?

Número de casos é alto entre os pequenos e...

Notícias relacionadas

Popular Categories