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Electrolux Group vai reduzir 500 mil toneladas de CO2 nos produtos em funcionamento na América Latina até 2030

De acordo com o Relatório Global de Sustentabilidade da companhia, somente por meio de seus produtos, a região evitou o lançamento de 64 mil toneladas de CO2 no ano passado em comparação com 2022

Electrolux Group vai reduzir 500 mil toneladas de CO2 nos produtos em funcionamento na América Latina até 2030

O Electrolux Group está cada vez mais engajado em diminuir a emissão de gases poluentes enquanto seus produtos estão em funcionamento. Assim, o grupo se comprometeu a investir em soluções que reduzam 500 mil toneladas de CO2, somente na América Latina, até 2030. A meta está firmada com o Science Based Targets Initiative (SBTi).

De acordo com o seu Relatório Global de Sustentabilidade 2023, somente a região evitou o lançamento de 64 mil toneladas de CO2 no ano passado em comparação com 2022. Isso é o equivalente à queima de combustível de mais de 50 mil carros dando uma volta completa no planeta.

PORQUE IMPORTA?
– Os impactos climáticos dos gases poluentes aumentam significativamente a cada dia. Comprometido com o futuro das pessoas e do planeta, o Electrolux Group constatou, por meio de estudo, que 86% do impacto climático de um produto está no uso do eletrodoméstico e não na logística, na manufatura ou no material utilizado. Por isso, o grupo trabalha para desenvolver produtos mais eficientes e, na mudança de hábitos das pessoas para aproveitamento total dos benefícios sustentáveis de seus eletrodomésticos;

– O não proveito das funcionalidades e tecnologias aplicadas podem agravar o impacto na natureza. De acordo com pesquisa da Universidade de Guelph, no Canadá, a cada 1kg de alimento não desperdiçado, mais de 7kg de CO2 deixam de ser emitidos na atmosfera. Por isso, as tecnologias aplicadas nos refrigeradores, por exemplo, ajudam a preservar cada vez mais a comida, evitando que sejam jogados fora sem necessidade.

O QUE DIZ O ELECTROLUX GROUP

“Queremos liderar em sustentabilidade. E não apenas oferecendo produtos tecnológicos e eficientes ou estabelecendo uma relação sustentável com a cadeia de valor, mas também estar na vanguarda de diálogos com o consumidor, pois sabemos que a maior parte do poder de mudança por um planeta melhor está na casa das pessoas”,

João Zeni, diretor de Sustentabilidade do Electrolux Group América Latina.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NOS PRODUTOS
– Como reflexo desse compromisso, o Grupo tem avançado em ações de eficiência nos produtos e, desde 2021, detém o refrigerador top freezer mais eficiente do mercado (47% de redução em consumo energético), sendo a marca que mais coloca equipamentos A+++/A++, contribuindo com a eficiência de uso de energia dos consumidores brasileiros.

– Dentre os lançamentos que a Electrolux trouxe ao mercado com inovações de ponta estão os fornos OE8GH e OE4EH que, além de proporcionar uma cocção mais uniforme, melhor performance, uso de vapor e facilidade de limpeza, proporcionam ao consumidor economia de energia nas versões elétrica e a gás, graças à menor perda de calor (a cavidade selada não tem cantos por onde o calor possa escapar), o que eleva a eficiência energética dos produtos.

REDUÇÃO NO USO DE PLÁSTICO VIRGEM IMPACTA NA EMISSÃO DE CO2
– Outra forma de impactar menos o planeta é desenvolver produtos e embalagens que demandem menos matéria-prima virgem e tenham mais matéria-prima reciclada. Tudo isso, sem perder a qualidade. Para se ter ideia, a companhia já utiliza, anualmente, mais de 3 mil toneladas de plásticos reciclados em seus equipamentos somente no mercado brasileiro. Além disso, tem a meta de usar globalmente, no mínimo, 50% desse tipo de resina em suas linhas de eletrodomésticos até 2030.

– O foco da empresa é, também, ampliar a circularidade das embalagens, aumentando a reciclagem após seu uso e incluindo matéria-prima reciclada. Atualmente, a companhia já conquistou aproximadamente 25% do conteúdo reciclado de embalagens, sendo que, em produtos de pequeno porte, 70% dos modelos já não levam plásticos em suas embalagens.

DIÁLOGO CADA VEZ MAIOR COM O CONSUMIDOR
Para que tudo isso gere um impacto ainda mais positivo, o Electrolux Group vem ampliando seu diálogo com o consumidor sobre como é possível aproveitar melhor os recursos. No ano passado, por exemplo, lançou a campanha intitulada “Perguntinhas”, onde crianças se reúnem para fazer perguntas para os adultos sobre sustentabilidade e alertá-los sobre o uso de alimentos que possuem em casa e podem ser preservados na geladeira com tecnologias exclusivas da Electrolux.

OUTRAS METAS SUSTENTÁVEIS JÁ ALCANÇADAS NA AMÉRICA LATINA
– Estima-se uma eliminação gradual global dos gases refrigerantes de alto impacto climático que aquecem o clima e podem evitar até 0,4°C de aquecimento global até 2100. No Electrolux Group na América Latina, 100% dos gases de alto impacto foram migrados para de baixo impacto, sendo pioneiro da indústria no setor.

– Na América Latina, todas as operações do Electrolux Group utilizam eletricidade 100% renovável, que incluem atividades da manufatura, escritórios, outlets e depósitos.

– Além disso, todas as plantas na região são certificadas como Zero Aterro, o que significa que mais de 99% dos resíduos gerados nas plantas são reciclados ou vão para coprocessamento e geração de energia. Em 2023, por exemplo, o Grupo atingiu uma taxa de reciclabilidade de 98% em toda a América Latina.

– Somente em 2023, junto à ABREE (associação Brasileira de Reciclagem de Eletrodomésticos) e por iniciativas próprias, a empresa reciclou de mais de 10 mil toneladas de produtos antigos, garantindo que grande parte da matéria- prima possa voltar para o ambiente industrial, contribuindo para a transição para uma economia mais circular.

O QUE MAIS VEM SENDO FEITO PELO ELECTROLUX GROUP NO MUNDO

– De acordo com o Relatório de Sustentabilidade de 2023, o Electrolux Group alcançou a marca de 60% da energia utilizada em suas operações globais proveniente de fontes renováveis.

– Em 2023, os produtos mais eficientes do Grupo em termos de energia e água representaram 29% do total de unidades vendidas e 38% do lucro bruto.

– 97% dos produtos com gases refrigerantes foram substituídos por gases de baixo aquecimento global.

– O grupo reduziu suas emissões absolutas de gases de efeito estufa (diretas e indiretas em operações) em 33% em comparação com 2021. Além disso, as emissões de quando os produtos estão em uso diminuíram mais 28%, também comparado ao ano de 2021.

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