Publicado pela Editora InVerso, obra traz narrativa cativante para mostrar o poder da imaginação e criatividade no desenvolvimento emocional e social
Desatenção, impulsividade, hiperatividade e muita imaginação são características típicas de crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). No entanto, os desafios de quem apresenta essa condição ganharam ressignificação no livro Farofinha e o apagão, do autor M.V. de Lucca.
Publicado pela Editora InVerso e com ilustrações do artista Logan Portela, o livro traz uma narrativa cativante para mostrar como a imaginação e a criatividade no exercício de atividades lúdicas, em detrimento do uso excessivo de dispositivos digitais, beneficiam as crianças, promovendo seu desenvolvimento emocional e cognitivo. O livro também enfatiza a relevância do envolvimento familiar, mostrando como momentos de brincadeira e interação em família não apenas aproximam pais e filhos, mas também criam um ambiente mais saudável e acolhedor para as crianças com TDAH.
Na história, acompanhamos Farofinha, uma criança extremamente imaginativa, em sua aventura pelo mundo da literatura e dos filmes, durante a qual ele se depara com um apagão repentino em que fica impossibilitado de usar todo e qualquer dispositivo digital – computador, tablets e videogame. Com a criatividade à flor da pele, o menino encontra soluções inovadoras para lidar com a situação, utilizando sua energia e capacidade de pensar fora da caixa.
“O Farofinha está em minha mente como sombra de uma infância divertida e imaginativa. Escrever sua primeira aventura foi simplesmente deixar fluir a criança dentro de mim. Sem saber, eu era uma criança com TDAH, o que me ofereceu desafios e vantagens. Quando pequeno, tive dificuldades nos estudos e cheguei a achar que não era esperto o suficiente. Mais tarde, fui descobrir que não era falta de inteligência, mas sim, uma mente sempre aberta para imaginar, muito criativa e produtiva”, explica o autor.
No entanto, para além de um instrumento de promoção da compreensão do comportamento neurodivergente do TDAH e do combate aos estereótipos e preconceitos, Farofinha e o apagão também é um lembrete da necessidade do desenvolvimento fora das telas.
Após lançamento em evento na Casa InVerso, o autor se prepara para participar da feira do livro no Colégio Everest Internacional Curitiba, entre os dias 20 e 21 de junho, com venda de livros e atividades com os alunos.
SERVIÇO
Farofinha e o apagão, escrito por M.V.de LUCCA e ilustrado por Logan Portela
60 p.| 18 x 24 cm | PTBR | 2024
ISBN: 978-85-5540-386-6
R$55,00
O livro está disponível para compra no site https://www.editorainverso.com.br/