“O melasma pode piorar na gestação pelo aumento dos níveis hormonais, que atuam diretamente na pele provocando um aumento da pigmentação na área da mancha. A melhor maneira de preveni-lo é evitando a exposição solar, e usar rotineiramente o filtro solar. Geralmente são indicados nessa fase filtros com alto FPS e alta proteção UVA, associados ao uso de clareadores”, revela a especialista.
Veja também:
:: Chocolate dá espinha? Confira 7 mitos e verdades!
:: Tratamentos estéticos no pós-parto: confira as principais indicações
:: Pele queimada do sol: e agora?
Tem melasma? Evite o sol!
O melasma está diretamente relacionado à radiação ultravioleta. A radiação UV age na pele, promovendo um aumento da atividade do melanócito (célula que produz a melanina). Ou seja, em pessoas com melasma, a exposição solar leva ao escurecimento das manchas e dificulta a resposta ao tratamento. “Portanto”, lembra a dermatologista, “quem tem melasma e quer ficar com a pele bonita deve evitar a radiação solar ao máximo”.
Depilação no rosto pode causar melasma?
Qualquer tipo de inflamação na face pode evoluir com hiperpigmentação local, por menor que seja. De acordo com Giseli, a depilação com cera, ou cremes depilatórios, por irritarem a pele, podem levar ao escurecimento de uma área normal ou à piora de uma área com melasma.
Tratamento para melasma
“Existem alguns tratamentos que as mamães podem fazer inclusive durante a gravidez. Geralmente são indicados nessa fase filtros com alto FPS e alta proteção UVA, associados ao uso de clareadores prescritos pelo médico dermatologista. Há várias substâncias com efeito clareador permitidas durante a gestação”, reforça a especialista.
Em casos selecionados, pode ser indicado o laser ou o microagulhamento. Mas é importante lembrar que na gestação são proibidos os peelings químicos.
Sobre Giseli de Mattos Diosti Stein
Giseli de Mattos Diosti Stein é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas da UFPR e especialista em Dermatologia pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da UFPR. Possui título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é membro efetivo da SBD e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Também é membro efetivo do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e membro efetivo do International Academy of Cosmetic Dermatology (IACD).
Sobre a Neoderme
A Neoderme é a mais nova referência nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e cosmética de Curitiba. Com equipe multidisciplinar, a clínica possui estrutura moderna, espaço aconchegante e tecnologia de ponta, sempre comprometida com a ciência, ética médica e bem-estar dos pacientes.
Localizada no bairro Batel, a Neoderme conta com localização privilegiada e possui amplo horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h.
SERVIÇO
Neoderme
Endereço: Rua Carneiro Lobo, nº 468, 12º andar / Centro Empresarial Champs Elysees
Bairro: Batel / Curitiba – PR
Telefone: (41) 9 9225-1119
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 9h às 13h.
Atendimento telefônico: segunda a sexta, das 8h30 às 18h30.
Site: www.neoderme.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/neoderme/
Instagram: www.instagram.com/neoderme
YouTube: Neoderme Dermatologia e Estética