Setor acumula crescimento de 5,4% nos primeiros quatro meses do ano
Outro indicativo positivo foram as exportações, que também registraram expansão tanto na comparação mensal com saldo positivo de 4,3%, quanto na comparação interanual, de 37,7%. Já noquadrimestre, o crescimento foi de 28,7%. De acordo com a Abimaq, o resultado das exportações tem oscilado em níveis próximos aos médios mensais dos anos de 2011 e 2012, períodos em que o setor registrou seu melhor desempenho no exterior. Este desempenho positivo, presente em praticamente todas as categorias de bens de capital mecânicos, mostra não só o dinamismo do produtor nacional em fazer frente às intempéries, mas, principalmente à qualidade dos bens nacionais.
As importações também registraram forte crescimento de 8% em relação a março de 2018 e superaram em 55,1% o resultado de abril do ano passado. Com isso, o consumo aparente do setor – ou seja,indicador que mede a produção interna mais importações e exclui exportações – totalizou um saldo positivo de 2,1% na comparação com o mês anterior e crescimento de 31,5% na comparação interanual. Os dados resultaram um saldo positivo de 3,6% no consumo de máquinas e equipamentos, neste primeiro quadrimestre, o que representa um ciclo de 51 meses consecutivos de taxas negativas neste tipo de comparação.
Já o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) chegou a 75,9%, queda de 0,6% na comparação com o mês anterior. Em relação aos dados de empregabilidade, o setor encerrou o mês de abril com 294,4 mil pessoas ocupadas, um aumento de 0,2%, em relação ao mês passado. Este é o quinto crescimento consecutivo neste tipo de comparação.