Com pouco tempo de carreira, Zé Swaiger conquistou seu espaço. No ano passado ficou entre os três finalistas na etapa nacional do Bacardi Legacy, competição mundial da Bacardi, sendo o único curitibano.
Cinema como inspiração
Nesta sua estreia no Guet Bartender, Zé traz um passeio por inspirações que vem do cinema russo, norte-americano e japonês. “Nostalgia, por Andrei Tarkovsky”, homenageia o cineasta e poeta russo, levando cachaça Companheira Castanheira, xaropo de açúcar, limão-cravo, purê de abacaxi, angostura e acerola.
Já “Sangue Negro, por Paul Thomas Anderson”, faz referência ao diretor americano. Na receita, traz sherry, vermute Punt e Mes, Whisky Black Label, xarope de açúcar e bitter artesanal de cacau e rapadura.
Encerrando o tour cinematográfico e etílico, “Sonhos, por Akira Kurosawa”, presta um tributo ao cineasta japonês. Leva Shochu Napoleon (destilado japonês de cevada), purê de yuzu (fruta oriental), limão taiti, xarope de mel, licor de pêssego e água de flor de laranjeira.
Carreira: do Nomaa ao Officina
Ainda no Nomaa, o contato com o chef Lênin Palhano também o influenciou. “Lênin me ensinou a ter respeito com o trabalho, no trato com ingredientes, a valorizar produtores locais, coisas que me estimulam até hoje na criação de drinks”, relembra Zé. Há seis meses no Officina, ele se inspira no mundo da arte, da literatura e do cinema para seus coquetéis autorais. A carta mais recente da casa, por exemplo, homenageia grandes mulheres da literatura.
José Augusto “Zé” Swaiger no Guest Bartender do Punch, Drink & Co.
Data: Quarta-feira, 26 de setembro
Horário: a partir das 20h
Endereço: Fresh Live Market – Al. Doutor Carlos de Carvalho, 1652 – Batel, Curitiba – PR
Informações: www.facebook.com/pg/punch.drink.and.co
Siga: www.instagram.com/punch.drink.and.co