Associação Brasileira de Automação amplia Serviço de Qualidade de Dados

    0
    377

    A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil apresenta o Laboratório de Serviço de Qualidade de Dados, em São Paulo (SP), que conta com equipamentos avançados de medição, pesagem e qualificação de dados de produtos para atender aos mais diversos setores da indústria. O serviço tem como premissa oferecer à cadeia de abastecimento uma plataforma unificada de dados precisos para elevar o padrão de serviços de informação e logística ao patamar da era da transformação digital.

    As indústrias contam agora com serviços que se iniciam desde a fotografia das embalagens de seus produtos até a qualificação total das informações deles em uma plataforma que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo, a qualquer momento. “Montamos um laboratório baseado em padrões internacionais para identificação de produtos e certificação de códigos padrão GS1 que beneficia indústria, distribuidores e atacadistas, varejo e consumidor, hoje mais exigente e conectado”, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. “Informações confiáveis aprimoram a experiência do consumidor e do varejo, o que aumenta a eficiência da cadeia de consumo.”

    A qualidade dos dados trafegados pelos sistemas de automação de toda a cadeia de abastecimento é fator fundamental para melhoria das informações existentes entre indústria e varejo. “O serviço de qualidade de dados de produtos auxilia as empresas brasileiras a terem informações qualificadas para o trânsito em seus sistemas. É possível inclusive a emissão de documentos fiscais com dados mais assertivos nas questões regulatórias, como NCM e CEST, por exemplo”, explica Oliveira.

    O serviço permite não apenas agilidade, mas também segurança entre parceiros comerciais e apresenta cinco características fundamentais: o cadastro é completo, consistente, acurado, atualizado e padronizado. Essas regras são cumpridas por um time de especialistas certificados internacionalmente, que avaliam e mensuram a consistência e a padronização dos dados, além de verificar desde a autenticidade do código de barras padrão GS1 até a análise de dimensões dos produtos.

    Segundo informações obtidas pelo estudo “Tendências de Empresas”, realizado pela GS1 Brasil em parceria com a H2R Pesquisas, a qualidade dos dados de produtos fornecidos entre parceiros comerciais tem impacto direto na agilidade das vendas e entregas e na redução de custos operacionais. Por exemplo, 26% das empresas entrevistadas no estudo afirmaram já ter tido problemas de atraso na entrega para o distribuidor ou o varejo decorrente da inconsistência nos dados de produtos. 25% também afirmaram já ter encontrado divergência entre pedido e nota fiscal, que podem acarretar problemas de logística como entregas frustradas e retorno dos pedidos.

    A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil estima que 94% das indústrias em vários países já enfrentaram algum tipo de problema nas operações causados por erros no cadastro de produtos. As perdas dessas empresas podem chegar a R$ 1 bilhão ao ano por erros cadastrais entre varejo e indústria.

    Benefícios do Serviço de Qualidade de Dados para os elos da cadeia

    Varejo

    Indústria

    • Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto
    • Cadastro centralizado
    • Atualização e validação das regras de rotulagem, ajudando na tributação
    • Informação única, da indústria até o varejo

    Distribuição e atacado

    • Redução de esforços e recursos com o cadastro de produto
    • Qualidade da informação (dados já auditados, completos)
    • Melhor gestão do estoque e dos produtos
    • Processos ágeis e real time com parceiros de negócios
    • Redução de custos em todas as etapas de compras e vendas

    E-commerce

    • Gestão de estoque
    • Exposição correta do produto
    • Qualidade da informação e identificação exata dos produtos
    • Imagens de qualidade
    • Melhor experiência de compra