Três sobreviventes do ataque à Hiroshima, em 1945, sobem ao palco para fazer seus relatos sobre um dos piores genocídios da humanidade. Eles relembram os momentos da explosão nuclear, o que viram, como sobreviveram, além dos dias seguintes e a imigração para o Brasil. O ex-militar Takashi Morita e os civis Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe atuam no formato de teatro-documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época são executadas pelos sobreviventes com acompanhamento de 12 músicos ao vivo com taikô (tambores japoneses).
Ainda que trate de uma tragédia, o texto leva a uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma forte mensagem de resiliência, perdão e superação. Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira de mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam.
Hiroshima
Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica na cidade japonesa de Hiroshima. Três dias depois, acontece um segundo ataque em Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas após a tragédia. Foram os primeiros e únicos ataques nucleares sobre civis na história, que resultou entre 130 a 240 mil fatalidades.
“Os Três Sobreviventes de Hiroshima” no Festival de Teatro
Dias 4 e 5 de abril, sábado e domingo, às 15h30
Endereço: Palácio Garibaldi – Praça Garibaldi, 12 – São Francisco
Ingressos online no site www.festivaldecuritiba.com.br
Valor: R$ 60 inteira e R$ 30 meia
PONTOS DE VENDA PRESENCIAL:
– BILHETERIA PARKSHOPPING BARIGUI
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê, Ecoville, Curitiba – PR
– BILHETERIA SHOPPING MULLER
Endereço: Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80530-060
Funcionamento: Segunda à sexta: 11h às 23h, Sábados: 10h às 22h, Domingos e feriados: 14h às 20h