Odilon Almeida comenta que o processamento e a integração de informações são hoje os principais fatores de sucesso nos negócios do mercado financeiro e outras indústrias. “Há um novo conceito em processamento e análise de dados. Trata-se do HTPA – um termo criado por Gartner Inc. para processamento de transações híbrido-analítico.” Entre seus desafios está oferecer soluções às instituições financeiras com a criatividade necessária para acompanharem a agilidade do movimento Open Banking. “Nossa plataforma de dados InterSystems IRIS é totalmente aderente ao conceito de HTPA, capaz de processar simultaneamente cargas de trabalho transacionais e analíticas, além de facilmente integrar aplicações de negócios com legado e ecossistema de Inteligência Artificial, solucionando problemas críticos para as áreas de negócios”, explica Almeida.
“Assim como a InterSystems é referência global em mercados como saúde, negócios e governo, será referência também na nossa região para a indústria financeira, que vive uma jornada de transformação digital e integração de operações entre as instituições do setor por meio da regulamentação do Open Banking”, completa o executivo. Além disso, a indústria se prepara para a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mais um desafio.
Trajetória acadêmica – Odilon Almeida é formado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciência da Computação no ITA e especialização em Gestão de Projetos de TI na The George Washington University.