Para Gerardo Arancioni, da Affare Fatto e da Pareto Package, o maior especialista de Brand Positioning na América Latina, os envolvidos na construção e na alavancagem de uma marca devem examinar cada desafio separadamente e determinar quais são os mais críticos para seu sucesso: “Sem descobrir as respostas corretas, o resultado será um posicionamento mentiroso que vai fazer os clientes associarem a empresa com algo que ela não vende”.
Gerardo listou quais são os desafios para criar o Brand Positioning perfeito:
1 – Sua marca é um ativo?
“Entregar resultados financeiros de curto prazo podem atrapalhar o Brand Positioning. As situações de mercado não podem interferir no caminho da marca. Uma vez criado, o posicionamento não pode ficar mudando ou então nunca teremos um ativo bem construído.”
2 – Sua marca é atraente?
“Lembre-se que o mercado é dinâmico, portanto sem uma visão atraente, as mudanças indesejadas na construção de marca podem surgir. Estamos falando de personalidade de marca, valores organizacionais e propósito superior”.
3 – Sua marca é diferente?
“ O que muitos consideram “bom” não é bom o suficiente, é preciso ter certeza de que a ideia é brilhante e única, sempre acompanhada de mecanismos adequados para reconhecer o brilho e levar essas ideias até o cliente quanto antes. Não pode perder tempo, ou então o concorrente vai ocupar o espaço na mente do seu cliente justamente por ser mais rápido”
4. Sua marca é digital?
“O cliente está na Internet, sem dúvida, e, é lá que ele “controla” o que vai consumir. Sua marca precisa estar atenta aos novos recursos, iniciativas criativas e novas formas de trabalhar com marketing. Lembre-se de nunca afastar o marketing digital da marca, respeitando o interesse dos seus clientes ao mesmo tempo, em que leva a sua marca, sem sair do Brand Positioning. É um verdadeiro desafio.”
5. Sua marca está forte internamente?
“Para alcançar o marketing perfeito, de maneira integrada ou inovadora, os funcionários precisam conhecer o positioning e ser fiel a ele. Sempre. Ser visto como a melhor opção pelo seu cliente, é extremamente inspirador e motivador para os colaboradores.”