Palhaças profissionais levam alegria a crianças hospitalizadas e mostram que rir é um bom remédio para qualquer tratamento
Desde 2012, o grupo de palhaços Especialistas da Alegria tem realizado intervenções artísticas em hospitais, levando sua arte para pacientes de todas as idades que estão se recuperando de alguma enfermidade. Hoje, eles celebram a ampliação da atuação por meio do projeto Especialistas da Alegria Kids, da Lei de Incentivo à Cultura, voltado especialmente para as crianças.
Os espetáculos acontecem em hospitais pediátricos filantrópicos e, neste período de pandemia, foram necessárias algumas adaptações para o formato online. De acordo com Jefferson Bertoldi, coordenador do grupo, as ‘visitas besteirológicas’ continuam a todo vapor. “Às segundas e quartas visitamos os pequenos hospitalizados pelas telinhas”, explica.
Atualmente, os atendimentos têm sido realizados nos hospitais de Curitiba – Hospital Universitário Cajuru, Hospital Marcelino Champagnat, Hospital de Clínicas e Hospital Erastinho. Em três hospitais, os palhaços contam com o apoio de profissionais da instituição que os levam pelas telinhas aos pacientes.
Esta também é a visão de Nilza Brenny, coordenadora de voluntariado e pastoral do Hospital Cajuru e Marcelino Champagnat. Para ela, o grupo é especialista em transformar os ambientes e despertar sorrisos por meio das intervenções artísticas. “É um grupo de profissionais muito bem-preparados e instruídos para realizar este trabalho que faz a diferença na vida das crianças”, diz.
O projeto Especialistas da Alegria Kids, em 2022, está de braços abertos para levar suas ações artísticas para outros hospitais pediátricos filantrópicos de Curitiba e Região Metropolitana. Caso haja interesse, os gestores dessas instituições podem entrar em contato e agendar as atividades, que são gratuitas.
Serviço:
Especialistas da Alegria Kids | Ações artísticas em hospitais pediátricos filantrópicos
Telefone: (41) 99843-4934