O evento será de forma online entre os dias 17 e 19 de novembro e traz o tema “Crise climática e Pandemia: Transformações globais e impactos sociais”
“Pode um simples bater de asas de uma borboleta no Brasil ocasionar um tornado no Texas?” Esta é uma das metáforas mais famosas e que diz respeito à como pequenos gestos podem gerar mudanças profundas no futuro. É dentro deste cenário que será realizado o III Workshop Internacional da Rede de Pesquisa Resiliência Climática, que tem o objetivo de discutir e estimular novas discussões para o fortalecimento de ações e propostas para a sustentabilidade socioambiental, justiça e compromisso social.
A coordenadora do workshop, professora Dra. Irene Carniatto, salienta a importância do evento. “Precisamos de projetos de gestão que discutam a crise climática, as consequências globais e locais causadas pela pandemia. O workshop vem ao encontro de pensarmos em instrumentos estratégicos no que diz respeito às tecnologias sociais que contribuam com a melhoria de vida nos nossos municípios”.
O workshop está sendo organizado pela Universidade Estadual do Paraná (Unioeste) pelo Centro de Ensino, Pesquisas e Extensão em Proteção e Desastres – CEPED/Unioeste e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS).
A Rede
A Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática foi criada em 2019 em um workshop realizado em Foz do Iguaçu em parceria com o Reino Unido por meio das universidades de York e Leeds, na Inglaterra. Ao todo a rede possui 230 pesquisadores de 13 países: Brasil, Reino Unido, Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Guatemala, Cuba, México, Espanha, Itália, Angola e Ghana. O propósito é organizar projetos em conjunto e abrir oportunidades para mobilidade estudantil.