Os alunos da Escola Municipal Arthur Thomas, de Londrina, vão ter a oportunidade de mergulhar no universo da música, conhecendo instrumentos, aprendendo acordes e vivenciando, na prática, como é participar de uma orquestra, através de aulas com os músicos da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.
O violista Natanael Fonseca, integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, frisa a importância de projetos como esse para a formação de novos músicos. “Desenvolvo esse trabalho no Festival de Música de Santa Catarina há doze anos e temos resultados muito promissores, com alunos que iniciaram no projeto e hoje seguem a vida como musicistas profissionais.”
A iniciativa complementa o trabalho educacional que a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina realiza há mais de vinte anos, com concertos didáticos, workshops e sessões de apreciação para crianças e jovens em Londrina e região.
“Ao invés de passar somente pela apreciação musical, nessa ocasião os alunos poderão tocar, pois conseguimos instrumentos para que todos possam participar da experiência do que é pertencer a orquestra, vivenciando o universo de dentro, não somente na plateia”, explica Natanael Fonseca.
Vivência Orquestral
Essa vivência orquestral com os alunos faz parte das ações do Projeto Villa-Lobos: as cantigas do menino Tuhu, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
“O espaço da vivência orquestral proporciona um modelo de ensino coletivo de instrumento. É um espaço ideal para o desenvolvimento de práticas de ensino diferente do método tradicional, que descobre um novo potencial de aprendizagem das crianças. A experiência coletiva tem formato simples, mas com criatividade, utilizando o repertório do folclore brasileiro”, frisa Irina Ratcheva, coordenadora do projeto.
Serviço:
Vivência Orquestral com os Solistas de Londrina
Quando: terça-feira (17) e quarta-feira (18)
Onde: Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413)
Horário: às 09h e às 14h