Oitava edição do Festival de Ópera do Paraná tem programação gratuita no Teatro Guaíra

    0
    243

    O Centro Cultural Teatro Guaíra receberá as montagens de três produções e um simpósio de canto do VIII Festival de Ópera do Paraná, que acontece de 8 a 13 de novembro, com entrada franca para todos os interessados.

    Oitava edição do Festival de Ópera do Paraná tem programação gratuita no Teatro Guaíra
    Atriz Ítala Nandi, diretora artística do FOP, palestrando em 2021. Foto Bruno Araújo

    A programação abre com o 5º Simpósio Brasileiro de Canto, tendo as professoras Emerli Schlögl ministrando uma importante palestra sobre Técnica Vocal e a professora Débora Bérgamo com a História do Teatro Musical.

    O diretor geral do evento, Gehad Hajar, frente ao festival pelo oitavo ano consecutivo, disse que aguarda o retorno da população ao teatro depois do período pandêmico: “A manutenção da gratuidade de toda a programação e a retomada das produções encenadas são as demonstrações de superação dos últimos dois anos que brecaram quase toda indústria criativa”, enfatiza.

    A cantora Adaile Domingues se apresenta durante o período de pandemia. Foto Bruno Araújo

    A edição deste ano conta com a direção artística da veterana atriz Ítala Nandi, que este ano completou 80 anos de idade e 63 de carreira. Para ela, a música nos permite sair do pessimismo pós-moderno. “Por quê? Porque o novo mundo, quântico, atual, ainda não se encontra claramente manifesto, e as pessoas não conseguem reconhecer o novo contexto sociocultural para julgar uma obra que já se encontra nele”, argumenta.

    A programação operística começa com duas récitas de O Elixir do Amor, de Donizetti, produzido pelo Núcleo de Performance da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Também haverá apresentações de cenas do musical Os Miseráveis, de Claude-Michel Schönberg, baseado na obra de Victor Hugo. “A história se passa em plena Revolução Francesa e narra a trajetória de Jean Valjean, homem pobre que ficou 19 anos preso por roubar pão para sustentar sua família” conta a diretora de produção Lúcia Jatahy.

    Ópera comemorativa à Independência do Brasil

    Coro Lírico de Curitiba no Oratório Bach. Foto Bruno Araújo

    O encerramento do evento fica para uma ópera contemporânea brasileira: “Molhem Minha Goela com Cachaça da Terra”, com libreto sobre poesia de Luiz Carlos Prestes Filho, conta os momentos derradeiros de Tiradentes, o protomártir da Independência do Brasil, que se comemora o bicentenário neste ano.

    O autor do libreto que também é compositor da música juntamente com Lucas Bueno, defende que Tiradentes foi “o verdadeiro herói da independência” e não Dom Pedro I.

    A mezzo Carol Osternack e o pianista Leonardo Cadorin em recita para crianças no Bosque Zaninelli. Foto Bruno Araújo

    As apresentações serão na Casa Eliseu Voronkoff, em Araucária, e no Guairinha. Os arranjos são de Modesto Fonseca, com execução de orquestra de cordas da Universidade Federal de São João del-Rei.

    Para Silvia Berg, compositora de música contemporânea, “as melodias da obra são canções tem um misto de brasilidade com resquícios melódicos russos em diferentes proporções”.

    Não é necessário retirar ingressos e os espaços abrem uma hora antes de cada récita. Toda programação pode ser consultada em www.festivaldeopera.org.

    SERVIÇO:
    VIII Festival de Ópera do Paraná
    de 8 a 13 de novembro de 2022
    Centro Cultural Teatro Guaíra e Casa Eliseu Voronkoff

    ENTRADA GRATUITA

    PROGRAMAÇÃO

    • O Elixir do Amor (ópera)
    11 de novembro – 20h
    12 de novembro – 20h
    Guairinha

    • Les Misérables (musical)
    11 de novembro – 21:30h
    12 de novembro – 21:30h
    Guairinha

    • Molhem Minha Goela com Cachaça da Terra (ópera)
    12 de novembro – 18h
    Casa Eliseu Voronkoff (Araucária)
    13 de novembro – 18h
    Guairinha

    5º Simpósio Brasileiro de Canto
    • Técnica Vocal (Profª Emerli Schlögl)
    8 de novembro – 10h
    Miniauditório (Teatro Guaíra)

    • História do Teatro Musical (Profª Débora Bérgamo)
    9 de novembro – 10h
    Miniauditório (Teatro Guaíra)

    • Apresentações e comunicações de pesquisas acadêmicas
    10 de novembro – 10h
    Miniauditório (Teatro Guaíra)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui