Dicas para cultivar plantas em apartamentos

    0
    221

    A Vasart, especialista em vasos contemporâneos e sustentáveis, traz ideias para quem deseja criar um cantinho verde para chamar de seu

    Dicas para cultivar plantas em apartamentos
    Vasos da coleção Colmeia, da Vasart, levam beleza à parede da varanda. Projeto de Ana Hamacek
    Arquitetura de Interiores / Crédito da imagem – Divulgação Vasart

    Quem nunca sonhou em ter o lar repleto de plantas e flores, com inspiração no estilo Urban Jungle? Entretanto, em razão das metragens enxutas dos apartamentos, muitas pessoas acreditam não ser possível a realização desse desejo. Pensando nessa questão, a especialista Vasart, através de uma série de dicas, mostra como é possível cultivar diversas espécies ou mesmo uma hortinha com temperinhos frescos. Para isso, basta usar a criatividade, utilizar os elementos adequados e compor o ambiente seguindo as características do décor da casa! Confira as orientações!

    Ambientes e Ideias

    A sala de estar e a varanda dos apartamentos são locais perfeitos para a decoração com vasos – sejam eles suspensos no teto, fixados nas paredes, agrupados no chão, em estantes, prateleiras ou suportes aramados, nas paredes verticais repletas de beleza, ou até com a criação de uma hortinha – essa última também é bem-vinda, inclusive na cozinha, ofertando temperos para o preparo de receitas especiais!

    Vasos de diversas coleções da Vasart, além da horta 365 autorrrigável. Fotos de Clariana Fiorello / Acervo Minhas Plantas – Ambientes de Carol Costa

    Escolhas

    A Vasart recomenda que os moradores de imóveis pequenos deem preferência para o cultivo de plantas que não alcancem grandes medidas em função do seu crescimento, tendo em vista a economia de espaço e, que também sejam fáceis de cuidar – principalmente para quem tem a rotina corrida. Outra recomendação diz respeito à adaptação em ambientes mistos – com luz e sombra. Na hora de escolher as mudas que serão cultivadas, procure todas as informações referentes ao seu desenvolvimento, de modo que o crescimento aconteça de forma sadia.

    Vasos da coleção Tubo, em parceria com a Folha Paisagismo – A ideia consiste em pendurar a peça diretamente na parede. Por isso, cada vaso é acompanhado por um suporte metálico, que permite a sua instalação de forma fácil / Foto – Divulgação Vasart
    Vasos da Coleção Varanda, disponíveis em dois tamanhos diferentes (38cm x 26cm e 21cm x 14cm). Como os modelos possuem ganchos, se tornam soluções práticas para pendurar, por exemplo, na grade da varanda | Fotos – Divulgação Vasart

    Espécies

    Entre as tantas espécies que podem viver em apartamentos estão as violetas, antúrios, begônias, orquídeas, azaleias, mini roseiras, mini cactos, pequenas suculentas em geral, pacovás, espada-de-são-jorge, costela-de-adão, lírio da paz, jiboias, samambaias, entre outras. É possível trabalhar com composições entre plantas maiores e menores, de forma a aproveitar melhor todo o espaço do apartamento.

    Coleções Bali, Urban Rio e Cacau, da Vasart – as fotos revelam várias formas de utilizar os vasos no dia a dia – suspensos, com suportes de metal ou no chão / Produção: Atelier Giardini / Imagem 1: Matheus Brito / Imagem 2: Pri Vallone / Imagem 3: Multifocco fotografia

    Cuidados

    A Vasart apresenta uma solução interessante para quem fica pouco em casa e quer garantir que as plantinhas não passem sede. O vaso Egg consiste em um kit composto por recipiente para plantio e um reservatório com cordas para o sistema de irrigação. Além disso, como tem um design compacto (21cm x 19cm) pode ser pendurado em qualquer cantinho.

    Vaso Egg, da Vasart / Imagens: Divulgação

    Outra boa ideia é o vaso autoirrigável Maré, que funciona de forma similar à Horta 365 (que foi mostrada anteriormente). O vaso possui um indicador do nível de água, que mostra quando o líquido está no fim. A solução é ideal para aqueles que esquecem de regar as plantas no dia a dia. O modelo, no tamanho 30cm x 40cm, com duas opções de cores, combina bem com qualquer ambiente.

    Modelo autoirrigável Maré / Divulgação Vasart

    Tamanho do vaso

    É importante que as plantas se desenvolvam de forma plena. Portanto verifique qual o tamanho de vaso ideal de acordo com a espécie escolhida. A Vasart oferece coleções de vasos, nos mais variados formatos e medidas, para atender às necessidades de seus clientes.

    Para conhecer mais sobre os produtos, acesse www.vasart.com.br

    Vasos da coleção SP27 em diversos tamanhos e formatos
    / Foto: Celina Germer – Divulgação Vasart

    Biofilia

    Já percebeu que um ambiente com plantas proporciona mais leveza? É cada vez mais comum ouvir falar do termo Biofilia, que representa uma forte tendência na arquitetura, no design e na decoração. Tal conceito diz respeito à importância da conexão do homem com a natureza, capaz de gerar alívio, bem-estar, reduzir o stress e a ansiedade. Essas sensações podem ser obtidas de diversas formas: com a inclusão de elementos verdes no lar, o bom aproveitamento da luz e da ventilação naturais, a composição de ambientes com elementos da natureza, além da própria atividade da jardinagem, para quem quiser aprender.

    Vasos da coleção SP 27, na cor verde artstone / Divulgação Vasart

    Serviço: Vasart

    Site: www.vasart.com.br

    Instagram: @vasart_oficial

    Tels.: (11) 4161-8070

     

    Loja física no Mercadão das Flores

    Rua Hayden, 105 – Vila Leopoldina

    Tel: (11) 99489-9729

    Horário de atendimento:

    Segunda-feira a sexta-feira: 07h às 17h

    Sábado: 08h às 17h

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui