Atendimento será realizado pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Estácio, das 8h às 13h, na sede da faculdade, no Cristo Rei
Para o coordenador do NAF, Clecio S. Steinthaler, com uma orientação adequada o IRPF pode deixar de ser uma preocupação, sendo que basta atenção e ordem quanto aos documentos a serem apresentados. “A instituição, desta forma, cumpre seu papel social, oferecendo serviços de utilidade pública e gratuitos, não só na época de declarar o Imposto de Renda, assim como o ano letivo inteiro por meio do nosso Núcleo de Atendimento Fiscal, o NAF”, explica o coordenador.
De acordo com Steinthaler, o serviço será prestado por alunos da Estácio, que receberam treinamento específico de capacitação pelos professores da instituição e que no dia do mutirão serão assistidos por eles. Segundo o coordenador, este serviço é de grande importância para os acadêmicos, uma vez que eles desenvolvem suas competências e a atividade aproxima o aluno do mercado e da sociedade por meio das orientações que realizam por meio do NAF.
Atendimento online e presencial – Além do mutirão, desde o início de abril, a Estácio presta esse serviço de utilidade pública à população. Os atendimentos podem ser realizados online, por meio de envio de e-mail para naf.curitiba@estacio.br; caso necessite de atendimento presencial, pelo mesmo e-mail é possível realizar o agendamento. Segundo o coordenador, é possível também atendimento presencial sem agendamento, às terças e quintas, das 15h às 18h.
Dicas do Núcleo de Atendimento Fiscal da Estácio:
Quanto à documentação, a dica do NAF, é separá-la por ordem, iniciando com os informes de rendimentos, e em seguida com as despesas. “Procure organizar em uma sequência, separando os documentos por categorias: Rendimentos e Despesas”, orienta o coordenador.
Rendimentos:
– Pedir o informe de rendimentos do seu empregador. (Quem foi demitido ou pediu demissão de uma empresa em 2022 também deve receber o informe de rendimentos do seu antigo empregador).
– Pensionistas e aposentados do INSS devem pegar o Demonstrativo do Imposto de Renda/Extrato do INSS no banco onde recebem, ou pelo próprio site do Meu INSS, ou ainda nas próprias agências do INSS, com agendamento prévio.
– Informe de rendimento de bancos e corretoras, o qual mostra as operações e as posições financeiras de 2022.
– Se possível, cópia da declaração do ano anterior.
Despesas
– Separar todos os recibos de despesas com médicos, dentistas, profissionais de saúde (fisioterapia, psicologia) e planos de saúde.
– Separar as despesas com educação, (só as mensalidades/matriculas) pois a Receita Federal também aceita a dedução de despesas com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico.
– Comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis: Esse documento é fornecido pelas imobiliárias que administram os imóveis locados, ou pelos próprios recibos/depósitos bancários quanto a locação é entre particulares.
– Documentos de compra e venda de bens: Quem vendeu ou comprou um carro, imóvel ou qualquer outro bem no ano passado deve ter em mãos o contrato, escritura, nota fiscal ou recibo. No caso de financiamento, anote o nome banco, número do contrato, o montante financiado, número e valor das prestações, além do valor de entrada.
– Papéis de doações, consórcios, empréstimos e heranças.
Serviço:
Mutirão atendimento Imposto de Renda Pessoa Física
Dia: 06 de maio (sábado).
Horário: Das 8h às 13h.
Local: Estácio (Avenida Souza Naves, 1715) – Bloco D, térreo.
Realização: Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal (NAF).