Filmes gratuitos para o público infantil fazem parte da programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

    0
    338
    Fabulosos João e Maria - Mostra Pequenos Olhares - Longa Metragem - Cred Olhar de Cinema, Divulgação
    Filmes gratuitos para o público infantil fazem parte da programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
    Fabulosos João e Maria – Mostra Pequenos Olhares – Longa Metragem – Cred Olhar de Cinema, Divulgação

    Evento, que ocorre de 14 a 22 de junho, conta com a Mostra Pequenos Olhares, espaço aberto para os jovens espectadores viverem a experiência do cinema, com sessões gratuitas

    De 14 a 22 de junho, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chega em sua 12ª edição. O evento, que ocupará as salas de cinema do Cine Passeio e do Cineplex Novo Batel, reúne um total de 87 filmes, entre longas e curtas-metragens. Entre eles, estão as produções que compõem a Mostra Pequenos Olhares, direcionada às crianças, com o intuito de apresentar um espaço aberto para os jovens espectadores viverem a experiência do festival, como formação de espectadores, contemplando também filmes para toda a família. 

    O longa-metragem selecionado é a animação brasileira de Arnaldo Galvão“Fabulosos João e Maria”, inspirada no conto do Irmãos Grimm. A produção, que já passou por inúmeros festivais de animação e infantis pelo mundo, aposta na reflexão de ideias para serem discutidas com pais e professores. E se a Bruxa não esperasse as crianças se perderem na floresta? E se ela provasse os problemas financeiros para que as crianças tivessem que pedir sua ajuda? E se a Bruxa fosse alguém tão agradável que todos permitissem que ela entrasse em suas casas? 

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/fabulosos-joao-e-maria/ 

    “Fabulosos João e Maria” será exibido nos dias 17 e 18 de junho (sábado e domingo), às 10h30, no Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro).  As sessões são gratuitas e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da exibição. 

    Confira os oito curtas-metragens que completam a Mostra Pequenos Olhares. As produções serão exibidas nos dias 16 e 20 de junho, no  Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). As sessões são gratuitas. 

    – “A Menina e o Mar” (Dir. Gabriel Mellin | Brasil |18 min) – Um dia de passeio entre mãe e filho. À beira mar, o menino, que tem medo do mar e das criaturas que vivem nele, conhece uma menina cega, que lhe ensina de forma poética, a ouvir e sentir o mar e toda a vida real e imaginária que existe ali. 

    Diafragma – Mostra Pequenos Olhares – Curta Metragem – Cred Olhar de Cinema, Divulgação

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/a-menina-e-o-mar/ 

    O curta já ganhou vários prêmios pelo mundo e tem direção de Gabriel Mellin, nomeado como Melhor Direção no Cannes Shorts. 

    “A Menina e o Mar” será exibido no dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). 

    – “A Pedra Mágica” ( Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina |8min) – Uma jovem em uma praia distante cria um laço único com o mar, que a presenteia com uma pedra mágica. Formas geométricas desenhadas na areia vão abrindo um universo de encontros para uma menina mapuche que chega a uma praia deserta. Pedras mágicas e brilhantes dentro do mar e dentro do céu se encontram a partir dessa personagem, que funciona como a interseção entre esses dois universos. 

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/a-pedra-magica/ 

    No filme, que se funda na cosmovisão mapuche de que o mundo só existe no encontro entre essas dualidades, no complemento dos contrários, é uma criança quem canta a melodia das encruzilhadas. 

    “A Pedra Mágica”, curta argentino da diretora Paula Herreras Vivas, será exibido no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). 

    – “Coelhitos e Gambazitas” (Dir. Thomas Larson | Brasil |10 min) – Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal na relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, especialmente o irmão mais velho, que mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos. 

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/coelhitos-e-gambazitas/ 

    Coelhitos e Gambazitas” será exibido no dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). 

    – “De Miau a Pior” (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 4 min) – Um gato azarado vive em constante mau-humor, até que uma situação inusitada o faz se perder de casa e conhecer um otimista vira-lata caramelo que lhe propõe um novo jeito de olhar a vida. 

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/de-miau-a-pior/ 

    O curta será exibido no dia 20 de maio (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). 

    – “Diafragma” (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min) – Carlos, uma criança muito criativa, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão. Na adolescência, após ser diagnosticado como diabético, ele descobre que logo deixará de enxergar. A história é contada a partir do ponto de vista do protagonista, que recapitula as diferentes fases de sua vida, dividido entre a contemplação de um mundo repleto de imagens e o desafio de conviver com a cegueira. 

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/diafragma/ 

    O curta será exibido no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). 

    – “Elo” ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia |9 min) – Três espíritos da floresta exploram os conflitos humados causados por criatividade, possessividade e desejo por status;

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/elo/ 

    O curta será exibido no dia 20 de junho (terça-feira), às 9h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). 

    – “Jussara” ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 8 min) – Jussara é uma contadora de histórias que mora em uma pequena vila, onde é querida e respeitada por todos. Cuidando sempre de todos, Jussara era feliz. Chega o momento em que suas histórias começam a invadir sua casa e ela precisa olhar para si pela primeira vez.

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/jussara/ 

    O curta de Camila Ribeiro teve sua estreia na Mostra Tiradentes e será exibido no Olhar de Cinema no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). 

    – “Teo, o Menino Azul” (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min) – Teo é um menino inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Após um sonho, ele tem uma ideia fantástica de como resolver esses desafios e trazer paz ao mundo. 

    Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/teo-o-menino-azul/ 

    O curta já passou pela 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, pela 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e pelo 20º FICI – Festival Internacional de Animação Infantil, chegando agora no Olhar de Cinema. “Teo, o Menino Azul” será exibido no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba). 

    Online e gratuito

    De 20 de junho a 4 de julho, por meio de uma parceria com o Itaú Cultural Play, diversos curtas brasileiros selecionados para o festival serão exibidos de forma online e gratuitas pela plataforma de streaming.

    Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é um dos mais importantes festivais do Brasil dedicados à sétima arte e já recebeu mais de 1000 produções cinematográficas, levando 200 mil pessoas aos cinemas. O patrocínio da 12ª edição é do Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar. A produção é da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.

    Fichas Técnicas: 

    “Fabulosos João e Maria” (Dir. Arnaldo Galvão | Brasil |90 min)
    Produção: Arnaldo Galvão
    Roteiro: Flávio de Souza
    Direção de Fotografia: Arnaldo Galvão
    Montagem: Arnaldo Galvão
    Som: Luiz Macedo
    Compositor: Luiz Macedo
    Direção de Arte: Eloar Guazzelli
    Sobre Arnaldo Galvão: Arnaldo Galvão trabalha com animação desde 1980. Produziu e dirigiu curtas metragens, filmes publicitários e educativos, conteúdos premiados e exibidos em festivais como Annecy, Ottawa e Rotterdam. Em 2013 dirigiu um longa-metragem documental sobre a história da animação no Brasil. Em 2016, produziu a série de animação para crianças “Godofredo”, exibida na TV Cultura e TV Brasil.

    “A Menina e o Mar” (Dir. Gabriel Mellin | Brasil |18 min)
    Produção: Gabriel Mellin
    Roteiro: Gabriel Mellin
    Elenco: Lorenzo Papa, Yasmin Praddo, Bibiana Rozenbaum
    Direção de Fotografia: Dudu Mafra
    Montagem: Ricardo Pate, Gabriel Mellin
    Som: Victor Hugo
    Compositor: Paulo Francis Paes
    Direção de Arte: Grazi Eckert
    Festivais: Cannes Shorts, Best Indie Films
    Sobre Gabriel Mellin: Gabriel Mellin, nomeado como Melhor Direção no Cannes Shorts, é um premiado diretor com filmes como: “A Menina e o Mar”, que ganhou vários prêmios pelo mundo, “Rio Mumbai”, “Konder” (Canal Curta!), “Beth Carvalho: Coração em Festa” (Canal Brasil), “Os Anti-Prós” (TV Brasil) e outros. Além disso, contaram com sua direção, séries renomadas como “Por Trás da Canção” (Multishow/Bis), sucesso de público e crítica em suas 3 temporadas, “Encontros Orquestrados” (Globoplay/Bis) e diversas outras.

    “A Pedra Mágica” ( Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina |8min)
    Produção: Paula Herrera Vivas
    Roteiro: Paula Herrera Vivas
    Elenco: Sofia Santillán
    Direção de Fotografia: Paula Herrera Vivas, Kechua Martinez
    Montagem: Paula Herrera Vivas
    Som: Luciana Foglio
    Compositor: Héctor Painen, 
    Renken Kurvwentru
    Festivais: La mujer y el cine
    Direção de arte: Paula Herrera Vivas, Emilce Avalos
    Sobre Paula Herrera Vivas: Artista visual, animadora e professora. Sua produção é baseada no experimental e no feminino, abordando personagens e ambientes em sua diversidade. Seus curtas-metragens, entre os quais se destaca “Blanca tu Humididad” (2009), percorrem festivais nacionais e internacionais. “A Pedra Mágica”, seu mais importante filme de animação, obteve diversas bolsas e apoios para sua produção.

    Coelhitos e Gambazitas” (Dir. Thomas Larson | Brasil |10 min)
    Produção
    : Gabriela Pascal
    Roteiro: Thomas Larson
    Elenco: Otto Larson, Tom Larson, Helena Pascal
    Montagem: Priscila Limonta
    Som: Duda Larson
    Compositor: Duda Larson
    Direção de Arte: Thomas Larson
    Festivais: 1º Festival de Cinema de Coxixola – Paraíba
    Sobre Thomas Larson: 
    Thomas Larson é cartunista e animador. Entre seus trabalhos mais recentes estão direção de animação na Coala Filmes, na série de TV “Angeli The Killer” (2016 e 2020) e no longa-metragem “Bob Cuspe” (2021). Dirigiu a primeira temporada da série “Gildo”, voltada para o público pré-escolar. Atualmente faz parte da equipe da artista Rafaella Tuma, desenvolvendo animações para o programa “BBB 23”.

    “De Miau a Pior” (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 4 min)
    Produção: Caio Parente Boyadjian , Helena Figueiredo Ferrão
    Roteiro: Rodrigo Lobato Toporov
    Montagem: Kauê Siqueira Braga Costruba
    Som; Kauê Siqueira Braga Costruba
    Direção de arte: Rodrigo Lobato Toporov
    Sobre Rodrigo Lobato Toporov: Rodrigo Lobato Toporcov (nome artístico Topor) nasceu em 2002 na cidade de São Paulo, Brasil, e atualmente estuda Cinema e Animação na Fundação Armando Alvares Penteado.

    “Diafragma” (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min)
    Produção: Renah Berindelli
    Roteiro: Robson Cavalcante
    Montagem: Robson Cavalcante
    Som: Emmanuel Sapulha
    Sobre Robson Cavalcante: Formado em Música pela UFPB, Robson Cavalcante é sócio cofundador da produtora Cana Filmes. Escreveu e dirigiu, juntamente com Claudemir Silva, o curta “Trem Baiano”, documentário vencedor dos prêmios de Melhor Contribuição Artística e Olhar Crítico na VIII Mostra Sururu de Cinema Alagoano, além do prêmio de Melhor Roteiro na II Mostra SESC de Cinema (AL). Em 2019, foi selecionado no Edital Audiovisual de Arapiraca, com o roteiro do curta-metragem “Céu de Areia”.

    Elo” ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia |9 min)
    Produção: Will Anderson
    Sobre Ainslie Anderson: Ainslie Henderson é escritor, diretor, e animador. Em 2012 ganhou um BAFTA por seu trabalho de co-autoria no roteiro de “The Making of Longbird”. Os próximos curtas-metragens de Ainslie, “I Am Tom Moody” e “Monkey Love Experiments”, foram indicados ao BAFTA e ganharam mais de 60 prêmios em festivais internacionais, incluindo o de Melhor Curta Britânico no Encounters Short Film and Animation Festival e o Jury Crystal no Annecy International Animation Film Festival.

    Jussara” ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 8 min)
    Produção: Juliana Vieira
    Roteiro: Camila Ribeiro
    Elenco: Ana Cordeiro
    Montagem: Bruna Carvalho
    Som: Bob Bastos, Luciano Tucunduva
    Compositor: Bob Bastos
    Direção de arte: Raquel Rocha
    Festivais: Mostra Tiradentes
    Sobre Camila Ribeiro: Camila Ribeiro é roteirista de “Arroz de Hauçá” – melhor roteiro de longa-metragem no Cabíria Festival 2021 e menção honrosa no FRAPA 2022. Projeto selecionado em sete laboratórios, entre eles o Nordestelab, Laboratório Novas histórias Sesc-SP e Brlab. Diretora e roteirista do vídeo-dança “Sobre Elise” e do curta-metragem de animação “Jussara” – estreado na Mostra Tiradentes 2023. Atua como produtora de arte há 13 anos, com mais de 30 produções.

    “Teo, O Menino Azul” (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min)
    Produção Recy Cazarotto
    Roteiro: Diego M. Doimo
    Montagem: Francis Fidélix
    Som: Berimbau Estúdio
    Compositor: Rodrigo Alexey
    Direção de Arte: Lívia S. Francoio
    Festivais: 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, 21º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, 2-ª FICI – Festival Internacional de Animação INfantil
    Sobre Hygor Amorim: Hygor Amorim é sócio fundador e diretor da Oz Produtora (2002) e Oz Cultural (2007). Idealizador e diretor do Projeto Animando Vidas, dirigindo a produção de 6 curtas em animação. Diretor da série “Sementes da Educação” e da série de animação infantil “Mytikah – O Livro dos Heróis”, além dos curtas em animação “Teo, O Menino Azul” e “Mytikah – A Semana de Arte Moderna”. Diretor e produtor de centenas de vídeos comerciais, institucionais e ações de marketing em diferentes formatos. 

    Serviço:
    12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
    Data: 14 a 22 de junho de 2023
    Ingressos disponíveis a partir do dia 1º de junho. Ingressos para o filme de abertura já disponíveis.
    Site oficialwww.olhardecinema.com.br
    Instagramwww.instagram.com/Olhardecinema
    Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
    Produção: Grafo Audiovisual
    Patrocínio: Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar
    Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução; Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui