A Green Legal Tech Vankka é uma das primeiras startups que combina ciência, computação e Inteligência Artificial (IA) para criar soluções sustentáveis destinadas ao agronegócio
Entre os negócios e empreendimentos impactados, o setor agrícola sofre com a crescente pressão para reduzir a pegada de carbono e adotar práticas mais responsáveis, o que o torna um epicentro de inovações e esforços para atingir a neutralidade climática. Nesse contexto, a Green Legal Tech Vankka se destaca como uma das primeiras startups a combinar ciência, computação e inteligência artificial para criar soluções sustentáveis para o agronegócio. “O Brasil tem um papel fundamental na neutralização climática e o agronegócio desempenha um papel central nessa missão. As empresas devem buscar maneiras de reduzir suas emissões de carbono e adotar práticas de negócios mais sustentáveis. A Vankka está comprometida em fornecer ferramentas e serviços inovadores para ajudar o setor a alcançar seus objetivos de sustentabilidade”, explica o advogado especialista em Direito Ambiental e um dos sócios da Vankka, Alessandro Panasolo.
Transformando desafios climáticos em oportunidades de negócios
Para Clarissa de Souza, especialista no setor agroindustrial é uma das sócias da Vankka, no cenário global atual, entender o impacto climático é algo fundamental para o sucesso de qualquer empresa, uma vez que o mundo está testemunhando uma transformação significativa, à medida que empresas e governos se comprometem com a neutralização climática e a redução das emissões de carbono. “A Vankka foi fundada para ser um catalisador que transforma desafios climáticos em oportunidades de negócios. Por meio de muitos estudos científicos e contando com a inteligência artificial, buscamos criar soluções transparentes e confiáveis de neutralização climática, que visam proteger ativos, investimentos e, acima de tudo, as pessoas”, afirma.
Para isso, a empresa tem como um dos pilares a oferta de serviços que ajudam outras empresas a entender suas oportunidades relacionadas ao clima, especialmente em relação à neutralidade de carbono. “Determinar sua estratégia climática é uma realidade que todas as empresas enfrentam, e compreender e atuar sobre suas emissões de carbono é fundamental para a sobrevivência e o crescimento sustentável. Com a Vankka, as empresas podem não apenas compreender a sua pegada de carbono, mas também tomar medidas concretas em direção à neutralidade climática”, afirma Clarissa.
Otimização de ativos e investimentos
A advogada especialista em direito ambiental e regulatório e sócia da Vankka, Camila Balbinot, explica que além de identificar riscos climáticos e contar com muito estudo teórico, a Vankka busca oferecer soluções práticas para otimizar ativos e investimentos de empresas do agronegócio. “Criamos uma abordagem fundamentada na ciência e na tecnologia, que garante que os recursos das empresas sejam aplicados de maneira eficaz, maximizando o retorno financeiro e, ao mesmo tempo, minimizando os riscos relacionados ao carbono. Em um mundo onde a sustentabilidade é fundamental, a Vankka é uma parceira valiosa para empresas que buscam uma gestão financeira eficiente e consciente”, explica a advogada.
Camila também explica ser importante entender que o cenário regulatório do setor ambiental está em constante evolução, sendo fundamental que as empresas mantenham-se atualizadas com as regulamentações legais relacionadas ao carbono, uma tarefa desafiadora. “A Vankka também busca ser uma facilitadora em questões regulatórias, permitindo que as empresas tomem decisões informadas e estejam em conformidade com as regulamentações, para isso auxiliamos nossos clientes a navegar pelas complexidades legais, garantindo que todas as ações estejam de acordo com as leis que estão constante mudança”, explica a advogada.
Proteção para um futuro climático
Para o geólogo e também sócio da Vankka, Mauricio Kruger, uma das lacunas mais críticas para muitas empresas é a falta de proteção adequada contra os riscos climáticos, algo que a Vankka também busca blindar. “Atuamos como um escudo, ajudando as empresas a estarem preparadas e protegidas para o futuro climático, oferecendo proteção com relação aos ativos e investimentos das empresas e garantindo a integridade das pessoas e de toda a comunidade”, conta o geólogo.
Maurício reforça que para todos os sócios da Vankka, a sustentabilidade não é apenas uma palavra da moda e sim a essência de um negócio próspero, uma vez que à medida que as empresas enfrentam os desafios climáticos do século XXI, elas podem ter na Vankka uma aliada valiosa na jornada rumo a um futuro mais verde, resiliente e lucrativo. “Estamos comprometidos em fornecer soluções que auxiliem o setor a alcançar metas de sustentabilidade, alinhadas à crescente importância da agenda ESG. Para isso, fundamos uma empresa que no curto e longo prazo desempenha um papel fundamental na transformação dos desafios climáticos em oportunidades de negócios”, finaliza.
Sobre os sócios da Vankka
Clarissa M. de Souza
Técnica Agrícola e Graduada em Engenharia Ambiental em Santa Maria/RS, com MBA em Negócios Ambientais pela Universidade Federal do Paraná, é especialista no setor agroindustrial. Com mais de 15 anos de experiência na agenda corporativa de meio ambiente e sustentabilidade, Clarissa tem desempenhado um papel fundamental na elaboração de Inventários de Gases de Efeito Estufa e na definição de metas para neutralidade climática (Net Zero).
Camila F. Balbinot
Advogada especialista em Direito Ambiental e Regulatório, Mestranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Consultora em Carbono e Environmental, Social and Governance – ESG.
Alessandro Panasolo
Advogado, mestre e doutor em Engenharia Florestal, é especialista em Direito Ambiental, Florestal e Regulatório, com atuação desde o contencioso ambiental até a mediação de conflitos empresariais, com foco em compliance ambiental, processos de licenciamento ambiental e consultoria em carbono.
Mauricio Kruger
Geólogo com mestrado e doutorado em Meio Ambiente, é um consultor experiente em processos ambientais relacionados à aquisição e fusão de empresas, investigação e remediação de passivos ambientais, além de ser especialista em geofísica ambiental e geotécnica.
Sobre a Vankka
Fundada em 2023 pelos sócios Clarissa M. de Souza, Camila F. Balbinot, Alessandro Panasolo e Mauricio Kruger, a Vankka é uma Green Legal Tech que combina ciência, computação e inteligência artificial para criar soluções transparentes e confiáveis de neutralização climática, protegendo ativos, investimentos e pessoas.