
Evento de lançamento da publicação “Curitiba do Alto” acontece no dia 6 de dezembro no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba
O livro “Curitiba do Alto”, do fotógrafo Lucas Pontes, será lançado no próximo dia 6 de dezembro, às 19h, com uma exposição no Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, no Centro Cultural Solar do Barão. O trabalho registra a paisagem urbana da capital paranaense vista do alto de edifícios e torres, inclusive com o uso de drones. A publicação estará à venda por R$100 no dia do lançamento.
Nas 129 imagns que compõem o livro, o fotógrafo aposta na documentação de Curitiba a partir das alturas e, através de marcos arquitetônicos e urbanísticos, revela histórias e novos ângulos de paisagens vivenciadas por gerações de curitibanos. É uma publicação que navega pela urbe, reconhecendo e documentando bairros, ruas e padrões construtivos da capital mais alta do Brasil.
Curitiba do Alto
Com curadoria de Milena Costa de Souza e Pedro Vieira, as fotografias mostram ângulos e desenhos urbanos invisíveis para quem caminha pelos locais. Com isso, cria, sob a perspectiva do alto, imagens que evidenciam lugares e pontos de vista de uma Curitiba pouco conhecida pelos moradores.
Além das fotografias coloridas, o livro também traz imagens em preto e branco, o que deixa a estrutura urbana da cidade ainda mais evidente. Em meio aos prédios mais altos da capital, é possível observar a beleza da iluminação noturna e o movimento dos meios de transporte.
Bio
Lucas Pontes (1984) é fotógrafo comercial e documental baseado em Curitiba. Geógrafo e mestre pela Universidade Federal do Paraná, trabalhou com conservação da natureza e educação ambiental em diversas regiões do Brasil, quando passou a se dedicar exclusivamente à fotografia.
Atualmente é fotógrafo comercial e piloto de drone. Em paralelo, desenvolve projetos fotográficos documentais que abordam diversas temáticas, das paisagens e natureza aos retratos e culturas tradicionais, além da fotografia de rua e cidades.
Seu primeiro livro individual, “Mar de Nuvens”, lançado em 2017, aborda as montanhas e paisagens da Serra do Mar Paranaense. Ao longo de sua carreira participou de diversas exposições coletivas e individuais, com destaque para a exposição “Serra Catarinense” na Galeria Portfolio, em 2014, e a mostra “Mar de Nuvens”, que foi realizada em 2018 no Memorial de Curitiba e, em 2019, na Galeria Ponto de Fuga, que representa seu trabalho.
Teve fotografias e ensaios reconhecidos em diversos concursos nacionais e internacionais, além de fotos publicadas em livros, catálogos, jornais e revistas. Como produtor cultural foi um dos idealizadores dos encontros da Roda de Fotógrafos no Museu Oscar Niemeyer, entre 2013 a 2018, e editor de suas duas publicações coletivas.
FICHA TÉCNICA
Coordenação e fotografias: Lucas Pontes
Curadoria: Milena Costa de Souza e Pedro Viera
Direção de arte e projeto gráfico: João Marcelo Leal
Edição e coloração: Lucas Pontes e João Marcelo Leal
Tradução: Miriam Adelman
Revisão: Juliana Giacomini
Editora: Voar
Impressão: Corgraf
Papel: Couche Matte 150g
Fonte: Akrobat
Tiragem: 1.000 unidades
Serviço:
Lançamento do livro “Curitiba do Alto”, de Lucas Pontes
Dia 6 de dezembro, às 19h, entrada gratuita
Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Centro Cultural Solar do Barão
Rua Carlos Cavalcanti 533, Centro – Curitiba
O livro estará à venda no local por R$100
A exposição fica em cartaz até 3 de março de 2024
Horários de visitação: 3ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Sábado, domingo e feriados, das 12h às 18h
Após o lançamento, o livro ficará disponível no site do fotógrafo e na Editora VOAR