Curitiba recebe a 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta (25) e sexta-feiras (26). O encontro vai propor prioridades e recomendações da região e é preparatório para a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), que definirá os rumos da política científica nos próximos dez anos, em junho, em Brasília. O debate também vai indicar ações recomendadas para serem implementadas pelos estados para impulsionar a área.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, falará na abertura do encontro regional, às 14h30 desta quinta (25). Participam ainda o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, além de secretários da área e outras autoridades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Conferência Regional prevê debates sobre o cenário da ciência e tecnologia no Sul, iniciativas de amparo à pesquisa na região, discussão sobre a situação de programas e projetos estratégicos, medidas de apoio à inovação pelas empresas e alternativas para a popularização da ciência. A programação completa pode ser vista aqui.
O encontro ocorre na sede da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), em Curitiba. A expectativa é reunir lideranças da comunidade científica, gestores, professores de universidades públicas e privadas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas.
Com o tema “Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, a conferência Sul é a terceira etapa regional da 5ª CNCTI – já houve encontros nas regiões Sudeste e Norte. O objetivo dos encontros é promover a participação da sociedade nos debates sobre políticas públicas voltadas para a área e construir um plano de ações que deve integrar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser implementada até 2030 em todo o país. Mais de 55 mil pessoas já participaram, de forma online ou presencial, dos encontros preparatórios da 5ª Conferência Nacional. A estimativa engloba os mais de 200 encontros regionais, estaduais, municipais, temáticos e demais conferências livres, recorde na história do evento, que já teve quatro edições.
5ª CNCTI será de 4 a 6 de junho em Brasília
A cada conferência regional, grupos de trabalho elaboram recomendações para o encontro nacional, de 4 a 6 de junho, em Brasília, que é realizado pelo MCTI, com organização do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos). No debate, também são discutidos pontos importantes para a produção científica a nível regional e propostas ações que podem ser implementadas pelos estados.
As discussões são divididas em quatro eixos: 1) recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de CT&I, 2) reindustrialização e apoio à inovação nas empresas, 3) programas e projetos estratégicos e 4) ciência, tecnologia e inovação para desenvolvimento social. Na conferência da região Sul, os debates incluirão estratégias para divulgar a ciência.
O encontro regional é organizado pelo governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com as pastas da ciência, tecnologia e inovação dos governos estaduais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e da UTFPR.
Realizada pela primeira vez em 1985, a CNCTI é o principal fórum de debates para o futuro da ciência no Brasil. A última edição ocorreu há 14 anos – daí a importância do evento deste ano e dos encontros regionais, estaduais e municipais da área, entre outras agendas temáticas prévias.
SERVIÇO
5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data: 25 e 26 de abril
Horário: 9h (abertura às 14h30)
Local: UTFPR – Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças | Curitiba (PR)
Mais informações: Link