A CAIXA Cultural Curitiba apresenta os últimos dias da exposição Laguna Plena, do artista curitibano Rimon Guimarães, que já foi vista por cerca de 4 mil pessoas. Até o domingo (5), o público poderá conferir a mostra que inclui obras criadas a partir de canção do próprio artista chamada Laguna Plena, entrelaçando música, artes plásticas, moda e vídeo em um universo criativo e lúdico.
A música que serve como ponto de partida da mostra é a primeira parte da trilogia Melodias Neolatinas, escrita em 2012 por Rimon. Ela foi lançada em 2021 com a adição de um quarteto de cordas composto por músicos russos, arranjo de Maycon Ananias e as vozes livres e polifônicas da também curitibana banda Tuyo.
A música se desdobrou para desenhos, depois para uma animação e, a partir dos frames do vídeo, viraram pinturas: ao todo, são sete obras na técnica acrílica sobre tela em tamanhos variados. A exposição traz também os figurinos criados para a gravação do vídeo da música, cujas roupas foram desenhadas, recicladas e customizadas por Rimon com a colaboração de costureiras e figurinistas locais e com impressão serigráfica manual.
Para Rimon, Laguna Plena é uma compilação de obras que refletem a diversidade e velocidade da informação nos tempos atuais. “Cada linguagem, cada trabalho apresentado, seja de uma tela ou de uma música, vem em processos diferentes. Não existe uma fórmula. O que acontece é a retroalimentação de uma mídia para outra. Como colocar um som para pintar ou fazer uma pausa na pintura para criar um som, isso dá um respiro da pintura e me traz mais inspirações para voltar nela. Uma linguagem ajuda a outra”, explica o artista.
A arte de Rimon, que também é conhecida por ocupar grandes espaços urbanos, mais uma vez chega a uma galeria fechada. O artista vê isso com naturalidade. “Desde 2004 a minha arte urbana e os trabalhos de galeria andam juntos. O público vai poder conhecer Laguna Plena em vídeo, música, pintura e moda, com todos os trabalhos que reverberam através dela”, finaliza.
Serviço:
[Exposição] Laguna Plena
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba (PR)
Visitação: até domingo 5 de maio de 2024
Horários: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada Franca
Informações: (41) 4501-8722 | www.caixacultural.gov.br