Realizado pelo Ministério da Cultura e Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet, espetáculo “Piazzolla: Yo Soy Maria” terá solistas da OSESP como convidadas
O concerto inicia às 20h na sexta-feira (7/6) e às 17h no sábado. Os ingressos custam a partir de R$ 15 e já estão disponíveis no portal Disk Ingressos (confira links abaixo, no serviço desta matéria).
O espetáculo traz os grandes momentos da carreira de Piazzolla, com destaque para “Yo Soy Maria”, que integra a ópera-tango “Maria de Buenos Aires”. Nesta música, participam como solistas Caroline Kliemann e Maria Luisa Cameron.
O repertório tem ainda outros clássicos, como “Adios Nonino”, “Ave Maria”, “Fuga 9”, “Fuga y Misterio”, “Invierno Porteño” (solista Carolina Kliemann), “Primavera Porteña” (solista Carolina Kliemann), “La Muerte Del Angel”, “Libertango”, “Oblivion”, “Tango pour Claude – Richard Galliano”.
LIBERTANGO
Para a diretora artística da orquestra, Fabiola Bach Akel, este concerto se destaca pela força e beleza do repertório, aliada à presença das musicistas convidadas. “Temos um programa especialmente lindo, ressaltado pelo reencontro com duas talentosas musicistas que reforça nossa busca por valorizar a presença feminina na música clássica”, conta. “Este ano também se comemora os 50 anos da obra ‘Libertango’, uma das mais fortes e tocadas obras de Piazzolla, que está no repertório”.
Um dos grandes ícones culturais argentinos, Piazzolla reinventou o tango, misturando elementos da música clássica. Entre suas grandes influências, está Johann Sebastian Bach, como complementa Fabiola. “Isso mostra como Bach é uma fonte inesgotável de inspiração para tantos artistas, de diferentes estilos, além de provar que não é preciso ter medo da música clássica, pois ela pode ser acessível e encantar todos os públicos”.
SOLISTAS CONVIDADAS
As duas músicas convidadas são integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) – Malu Cameron há 24 anos e Carolina Kliemann há 17. Carolina é de Curitiba, onde iniciou na música. Formada bacharel em violino pela UNESP, também passou uma temporada de estudos na Alemanha. Conquistou diversos prêmios nacionais e atuou como solista com diversas orquestras brasileiras.
Malu é paulista e se apresentou pela primeira vez como solista aos nove anos. Também colecionou conquistas em diversos concursos nacionais e se formou em violoncelo pela Faculdade Marcelo Tupinambá. Também conta com grande experiência em orquestras sinfônicas, filarmônicas e até de jazz.
Para a coordenadora do projeto que realiza esta temporada no auditório, Lucia Casillo Malucelli, a presença frequente de músicos convidados solidifica o intercâmbio cultural promovido pela iniciativa, que também mantém atividades em escolas públicas e ensaios abertos para alunos e idosos. “O projeto e o próprio trabalho do Solar ressaltam esta característica aglutinadora e difusora de conhecimento da música”, acrescenta Lucia.
O espetáculo é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, união e reconstrução.
Tem patrocínio das empresas: Sanepar, Itambé, Pizzatolog, Kuhn, ON Petro, Ciclo Cairu, Tozetto Supermercados, Worker, Grupo Pegoraro, Unimed Laboratório, Oregon, Grupo Incopostes, Impextraco, Embrart, Grupo Foccus, Golfleet, Treméa, Alt Telecom Stampa, Stang, Boulos e Fertipar.
“Piazzolla: Yo Soy Maria” – Espetáculo da Orquestra Ladies Ensemble
Data: 7 e 8 de junho de 2024 (sexta-feira e sábado)
Horários: sexta às 20h e sábado às 17h.
Endereço: Auditório Regina Casillo – Rua Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR
Estacionamento: gratuito no local
Ingressos: a partir de R$ 15
Vendas antecipadas:
Sexta-feira (7/6): www.diskingressos.com.br/evento/6384/07-06-2024/pr/curitiba/piazzolla-yo-soy-maria
Sábado (8/6): www.diskingressos.com.br/evento/6385/08-06-2024/pr/curitiba/piazzolla-yo-soy-maria