Com linguagem de bonecos, espetáculo infantil “Hoje, Godot Não Vem!” reflete sobre o tornar-se adulto

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    Hoje Godot não vem - foto de Flávia Hiroki (9)
    Hoje Godot não vem – foto de Flávia Hiroki

    Peça da Cia Caravan Maschera de Teatro faz temporada a preços populares na CAIXA Cultural Curitiba entre os dias 17 e 28 de julho

    Reflexões sobre o amadurecimento a partir do texto clássico de Samuel Beckett, Esperando Godot, são o ponto de partida do sensível espetáculo infantil Hoje, Godot Não Vem!, da Cia Caravan Maschera de Teatro. A peça faz uma temporada na CAIXA Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280) entre os dias 17 e 28 de julhoNo dia 26 de julho, na sessão das 17h, o espetáculo será apresentado com tradução em Libras.

    Na trama, duas crianças estão no deserto acompanhadas de uma árvore solitária, à espera de Godot. Enquanto aguardam, sem saber direito o que ou quem é Godot, os pequenos passam a refletir sobre o ato da espera e do tornar-se adulto.

    “Durante a pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, a ideia da espera transmudou todos os indivíduos do planeta para sempre. Isso aumentou a nossa vontade de falar sobre o fato de que ‘as gaiolas estão em todos os lugares, mas nem sempre se pode ver até onde as grades alcançam’. Afinal, no período de confinamento, todos ficamos ansiosos pela liberdade”, conta o diretor Leonardo Garcia Gonçalves.

    Tornar-se adulto

    Com essas questões em mente, o diretor e autor da adaptação começou a pensar sobre o impacto de uma longa espera nas crianças. Leonardo se lembrou, por exemplo, de que, na infância, sempre ganhava sapatos maiores do que os seus pés, para que eles pudessem ser usados por mais tempo. “Eu ficava muito angustiado e um dia fiz várias perguntas para a minha mãe: e se eu não crescer o bastante? Ou se eu crescer mais do que os sapatos? E se os sapatos me apertarem quando eu crescer?”, afirma.

    Em meio às reminiscências, para o espetáculo Hoje, Godot Não Vem!, a Cia Caravan Maschera estabeleceu uma relação entre a espera pelo pé crescer de forma correta e essa expectativa de virar logo adulto e, consequentemente, ser independente. O coletivo quis adicionar outra camada a essa ansiedade: a pressão que os próprios pais e mães fazem nos seus filhos e filhas, projetando suas angústias e desassossegos na tentativa de controlar as escolhas e as decisões das crianças.

    Todas essas aflições são trazidas para a cena de maneira lúdica. Por cerca de uma hora, adultos e crianças mergulham em um mundo diferente, regido mais pela subjetividade e menos pela lógica. Trata-se de um momento para dar vazão à intuição e à livre interpretação, essas grandes criadoras de sentidos.

    Sobre a encenação

    Nesse contexto, o grupo utiliza a linguagem do teatro de bonecos para se conectar com o público a partir de uma atmosfera enigmática e existencialista da peça. Os personagens são inspirados nas obras do pintor surrealista belga René Magritte e foram todos desenvolvidos por Leonardo Garcia Gonçalves, Giorgia Goldoni, Orlando Talarico e Kledir Salgado.

    São nove bonecos construídos para a narrativa. Apenas os dois que representam as crianças que esperam Godot têm falas, dando forma aos seus anseios relacionados à solidão, à morte, ao tornar-se adulto e à autoaceitação. Os outros contribuem para o clima onírico da montagem.  “Os protagonistas percebem diferenças entre si, como os cabelos, o brilho nos olhos em relação aos adultos e o fato de um não gostar de usar sapato  e outro não se importar com seus sapatos grandes demais. Assim, querem se sentir acolhidos”, comenta o diretor. Os atores Leonardo Garcia Gonçalves e Rafael Salgado dão vida a todos esses seres.

    Para potencializar a atmosfera reflexiva e intimista, a Cia Caravan Maschera de Teatro inclui no cenário projeções em vídeo que exploram a técnica de stop motion. Essas imagens foram produzidas pelo Estúdio ANIM’ARTE – Venezia. A luz, desenhada por Corentin Praud, trabalha muito com a noção de claro e escuro, dando mais destaque aos bonecos e criando volume a partir de cores distintas. Tons de amarelo e rosa são bastante utilizados e evocam ternura e alegria.

    A trilha sonora original, composta exclusivamente para o espetáculo, é assinada por Rafael Vanazzi, que criou melodias levando em consideração a ideia de tempo dilatado, ou seja, incluir alguns momentos de silêncio para deixar espaço para a imagem/ação acontecer.  Há também quatro canções com letras de Leonardo Garcia Gonçalves e arranjos criados por Luisa Albuquerque e Rafael Salgado.

    Sobre a Cia Caravan Maschera de Teatro

    A Cia Caravan Maschera Teatro foi fundada em 2010. No início de suas pesquisas, a Companhia trilhou os caminhos enigmáticos que oscilam entre a máscara, o palhaço, o bufão e os bonecos. Iniciou em 2012 seus primeiros trabalhos no Brasil, na zona rural da cidade de Atibaia, interior de São Paulo. Desde o início, estabelecem como princípio de criação de espetáculos uma interação constante com a comunidade que os cerca por meio de oficinas, cursos de formação e residências artísticas com artistas de diversas regiões do Brasil e do exterior.

    Até hoje, a Cia Caravan Maschera Teatro criou nove espetáculos que já circularam por 12 estados do Brasil e o Distrito Federal, além de ter participado de festivais internacionais na França, Itália, Eslovênia e Suíça.

    FICHA TÉCNICA

    Produção:  Caravan Maschera Teatro
    Direção e encenação: Leonardo Garcia Gonçalves
    Texto: Leonardo Garcia Gonçalves
    Elenco: Leonardo Garcia Gonçalves e Rafael Salgado
    Colaboração de dramaturgia visual: Laurent Michelin
    Bonecos: Leonardo Garcia Gonçalves, Giorgia Goldoni, Orlando Talarico e Kledir Salgado
    Cenografia: Leonardo Garcia Gonçalves, Orlando Talarico e Giorgia Goldoni
    Figurino: Kledir Salgado
    Trilha sonora: Rafael Vanazzi
    Canções: Luisa Albuquerque e Rafael Salgado
    Interpretação musical: Luisa Albuquerque
    Edição de diálogos: Rafael Salgado
    Produção de vídeos Stop Motion: Estúdio ANIM’ARTE – Venezia
    Roteiro de vídeos e projeções: Leonardo Garcia Gonçalves e Giorgia Goldoni
    Edição de vídeo: Ian Marcel Iordanu
    Designer de luz: Corentin Praud
    Operação de luz: Bruno Garcia
    Vozes dos bonecos: Leonardo Garcia Gonçalves e Rafaella Uhiara
    Residência de criação e concepção do espetáculo: TRAC Residenze Teatrali (Itália),  Le LEM – Théâtre et Lieu d’ExpérimentationMarionnette (França), Théâtre Halle Roublot (França)

    SERVIÇO:  

    Teatro: Hoje, Godot Não Vem!

    Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

    Datas: De 17 a 28/07/2024

    Horários: Quartas, quintas, sextas e domingos, sessões às 17h. Aos sábados, sessões às 15h e às 17h. No dia 26/7 (sexta-feira) com tradução em Libras

    Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba. Início das vendas dia 06/07

    Classificação: livre para todos os públicos

    Duração: 65 minutos

    Acesso a pessoas com deficiência 

    Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

    Informações: Site Curitiba Caixa Cultural | Instagram @caixaculturalcuritiba | (41) 4501-8722

    OFICINA DE TEATRO DE BONECOS

    Data/Horário: 27 de julho. Das 10h às 12h

    Duração: 2 horas

    Local: Sala de Oficinas da CAIXA Cultural Curitiba (R. Cons. Laurindo, 280)

    Público: Crianças e adultos a partir de 10 anos

    Vagas: 20

    Inscrições: Gratuitas, realizadas no local 30 minutos antes do início

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